domingo, 4 de março de 2018

Humildade , uma grande virtude

Dia 27 de Fevereiro de 2018
Evangelho de Mt23,1-12:


"Quem se humilha será exaltado , quem se exalta será humilhado "


O primeiro passo, de quem assume uma missão de liderança, deve ser, de buscar na humildade, se espelhar no próprio Jesus, que mesmo tendo a sabedoria divina, se fez pequeno no meio dos pequenos!
A grandeza de uma pessoa, não está no título que ela possui, e sim, no serviço que ela presta em favor do reino de Deus!
Um líder não se destaca pela a sua autoridade, e sim, pelo o seu amor a Jesus transformado em serviço.

No evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, Jesus faz duras críticas aos líderes religiosos do passado e que devem servir de alerta para os líderes de hoje. Jesus critica aqueles líderes, que mesmo tendo o conhecimento das escrituras, viviam um contraste do que falavam para o povo. A hipocrisia criticada por Jesus é um mal bem antigo, que ainda continua enraizado no nosso meio, até mesmo em nossas comunidades cristãs.
Hipocrisia que é o mesmo que falsidade, é um mal terrível, impregnado em pessoas que poderiam aproveitar o seu saber, para o bem comum ao invés de ser transformado em poder.
Jesus sugere um remédio eficaz contra estes males terríveis, que tanto prejudica a pessoa que os alimenta, quanto as que vivem à sua volta, que é: "reconhecê-Lo como o nosso único Mestre! Ora, se Jesus é o nosso único Mestre, a nossa postura deve ser sempre de aprendiz, e nunca de Mestre!"
Jesus é um Mestre que não impõe que só propõe, Ele nos deu um grande exemplo de humildade ao se inclinar para lavar os pés dos apóstolos, confirmando que Ele havia vindo para servir e não para ser servido.
Precisamos tomar consciência de que ser líder, não é privilégio, e muito menos poder, ser líder de um grupo, ou de algum movimento, é missão, é serviço, é doação. O líder é apenas alguém encarregado da organização de um grupo ou movimento.
Movimento frutuoso é aquele em que ninguém se destaca, e que tudo é partilhado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário