domingo, 11 de fevereiro de 2018

Se queres , tem o poder de curar-me "



6ª DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 11 de Fevereiro de 2018

Evangelho de Mc1,40-45




Ninguém passa em vão, perto de Jesus, mudanças profundas acontecem na vida de quem toca e se  deixa por Ele!

O ponto fundamental de todos os  ensinamentos  de Jesus sempre foi o amor, Jesus era movido pelo o amor, por onde Ele passava, a sua presença, exalava amor, todas as suas ações se convergiam em favor da vida.

Como continuadores da presença de Jesus aqui na terra, não podemos ficar indiferentes ao sofrimento do nosso irmão e nem deixar que ele desconheça a verdade que liberta.

O evangelho que a liturgia deste  Domingo  nos convida a refletir, continua narrando as ações libertadoras de Jesus, mostrando-nos o quão é grande,  a sua compaixão para com os sofredores!Desta vez, o beneficiado desta ação libertadora de Jesus, foi um homem acometido por uma doença que não somente lhe causava feridas no corpo, como também, feridas profundas na alma: a lepra, hoje conhecida como hanseníase.

A lepra, naquele tempo, era uma doença incurável, quem a contraia, era visto como impuro condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar.  E se alguém era curado desta doença, sua cura era atribuída exclusivamente  a Deus! E para que uma pessoa curada, pudesse voltar a sua vida normal, era preciso que esta  cura, fosse constatada pelos os sacerdotes, somente eles, poderiam autorizar a sua reintegração  ao convívio social... 

O leproso, citado no evangelho, já havia perdido a esperança no humano, ele viu em Jesus, a sua única possibilidade de cura, por isso não hesitou em infringir as leis, para chegar até Ele! Prostrado aos  pés de Jesus, ele diz: “Se queres, tens o poder de curar-me.”

 E contrariando as leis, que proibiam qualquer contato com os leprosos, Jesus, não somente permite que aquele leproso se aproxime Dele, como também, toca nele, dizendo: “Eu quero: fica curado!”

Ao ser curado, aquele homem,  sente abraçado por Deus, experimentando no corpo e na alma, a ação libertadora de Jesus! A partir de então, ele recobra para além da sua vida física, a sua vida social, familiar e religiosa.

Superada  a marginalização, e completamente revestido da graça de Deus, ele vê surgir diante de si, novos horizontes! E mesmo sendo recomendado por Jesus, para não espalhar o acontecido, ele não consegue obedece-lo, pois não consegue guardar só para si, tamanha alegria!

A se ver livre da lepra, aquele homem, proclama com veemência o nome de Jesus, dando testemunho da sua cura. 

Esta narrativa nos mostra, que pela fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impedem de aproximarmos de Jesus, de sermos tocados por Ele! A fé abre caminhos, nos coloca diante de Jesus, como colocou aquele leproso.

Sintamos também, abraçados por Deus, libertos das muitas “lepras” que nos impede de abraçar o outro, de vivermos como irmãos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário