quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A história se repete ...



Evangelho Marcos 6, 1-6 – “a história se repete”

Por ser uma pessoa humilde, filho de um carpinteiro e conhecido de todos Jesus não pôde fazer milagres na sua terra e no meio da sua gente.  As pessoas que lhe eram próximas não queriam admitir que alguém tão simples pudesse ter tanta sabedoria e duvidavam de que o poder de Deus estivesse com Ele. Eles não acreditavam e não tinham fé, dessa forma Jesus não conseguia ser escutado nem tampouco ser levado a sério. 

A história ainda hoje se repete quando não damos ouvido nem valor às pessoas que estão muito próximas de nós, ou àquelas que são humildes e simples. Porque acostumamo-nos a conviver com elas, não percebemos que são instrumentos de Deus para o nosso crescimento e até para nossa salvação.  

Muitos milagres poderiam ser provados no nosso meio se déssemos atenção àqueles (as) a quem Deus colocou como instrumentos para nós edificação.  Não entendemos como poderá alguém que é simples, humilde e, às vezes até inculto, ser sábio aos olhos de Deus. 

Confundimos a sabedoria que vem de Deus com o conhecimento que o mundo dá. Na maioria das vezes, valorizamos a quem é instruído, a quem tem profissão brilhante ou tem o dinheiro que compra tudo, o poder e a mente. No tempo de Jesus também não foi diferente. 

  Precisamos nós, também, perceber a quem estamos valorizando, o que nos prende a atenção e ao que estamos dando importância: às coisas simples do alto, ou às coisas complicadas daqui de baixo. Somos chamados (as), então a refletir: O que é simples nos incomoda ou atrai? – Valorizamos as pessoas da nossa casa quando nos dão algum conselho? – Na nossa casa também os profetas não são bem recebidos por nós? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário