terça-feira, 19 de maio de 2015

Novena de Pentecostes : 7º dia

SÉTIMO DIA
"Sereis batizados no Espírito Santo"
Fazer a Oração de abertura para todos os dias (veja no início)...
LEITURA BÍBLICA:

4 E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; 5 porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. 6 Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? 7 Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, 8 mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. 9 Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.” (At 1, 4-9)
REFLEXÃO CATEQUÉTICA:
O elemento central de toda a espiritualidade de Pentecostes é
a experiência do "Batismo no Espírito Santo". É a expressão

concreta da graça de Pentecostes, onde a ação do Espírito Santo

torna-se realidade experimentada na vida do indivíduo e da

comunidade de fé, é uma renovada percepção e novo

entendimento da presença e ação de Deus na vida pessoal e do
mundo. Ê uma redescoberta, na fé, de que Jesus é Senhor pelo
poder do Espírito para glória de Deus Pai. Com muita freqüência,
indivíduos que receberam o sacramento do Batismo, não tiveram
um encontro genuíno com o Senhor; na experiência do "Batismo
no Espírito Santo" vive-se a vida de graça, juntamente com a
recepção dos carismas. A palavra batismo refere-se ao ato de
mergulhar, imergir algo em outra realidade; no nosso caso,
inundar-se no mistério da efusão do Espírito dispensado pelo Pai,
por intermédio de Jesus, que foi derramado conforme a promessa.
Por isso recorre-se ao termo efusão do Espírito ou derramamento
do Espírito, sempre se referindo a experiência que nos leva a
abrirmo-nos mais à realidade da Trindade de Deus em nós, com
uma crescente consciência a respeito do significado dos
sacramentos da iniciação cristã. Essa especial e profunda
percepção envolvente do relacionamento pessoal com Jesus
Cristo não faz parte de nenhum "movimento" em particular, mas é
patrimônio da Igreja. Antes de entender e elaborar uma teologia a
respeito do Espírito Santo, os apóstolos tiveram uma experiência
com Ele. Ainda que, a princípio, não entendêssemos tudo o que
essa experiência pode significar, os frutos desse chamado
batismo no Espírito deveriam, por si sós, motivar-nos a querer-lo,
a desejá-lo, com muita sede, para nossa vida de fé. Alguns dos
frutos que se percebem na vida dos que buscam e experimentam
essa graça são:
  • Conversão interior radical e transformação profunda da vida;
  • Luz poderosa para compreender melhor o mistério de Deus e seu plano de salvação;
  • Novo compromisso pessoal com Cristo;
  • Gosto pela oração pessoal e comunitária;
  • Amor ardente pela Palavra de Deus na Escritura;
  • Busca viva dos sacramentos da reconciliação e da Eucaristia;
  • Amor verdadeiro e autêntico à Igreja e às instituições;
  • Descobrimento de uma verdadeira opção preferencial pelos pobres;
  • Entrega generosa ao serviço dos irmãos, na fé;
  • Força Divina para dar testemunho de Jesus em todas as partes;

Oração de Consagração ao Espírito Santo
Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, eu te adoro, te
dou graças, te amo e te peço perdão pelas vezes que te ofendi

em minha própria pessoa ou em meu próximo. Desce com

plenitude de teus dons nas sagradas ordenações dos bispos,

sacerdotes e diáconos; na profissão dos religiosos, na confirmação

dos fiéis. Dai a todos luz, santidade e espírito missionário. 

Espírito da verdade, te consagro a mente, a imaginação, a

memória; ilumina-me para que eu conheça Cristo Mestre e

assimile seu Evangelho e a doutrina da Igreja. Acrescenta em mim

o dom da sabedoria, da ciência, da inteligência e do conselho.

Espírito santificador, te consagro a minha vontade: guia-me
segundo os teus desejos, ajuda-me a ser fiel na observância dos
mandamentos de Deus e em meus compromissos. Concede-me o
dom da fortaleza e do temor de Deus. Espírito vivificador, te
consagro meu coração: conserva e acrescenta em mim a vida
divina.Concede-me o dom da piedade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário