segunda-feira, 18 de maio de 2015

Novena de Pentecostes : 5º e 6º dia


 
QUINTO DIA
"A Catequese de Jesus sobre o Espírito Santo"
Fazer a Oração de abertura para todos os dias (veja no início)...
LEITURA. BÍBLICA:
"12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. 13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei. 15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. 17 É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." (Jo 14, 12-17 2)
REFLEXÃO CATEQUÉTICA.
Jesus Cristo é o portador definitivo das boas novas da Revelação; anuncia-nos com autoridade que Deus é Pai, que Ele e o Pai são um e que o Espírito Santo é o "outro Paráclito" que haveria de vir para dar testemunho dele. Nos capítulos 14, 15 e 16 do Evangelho de São João, Jesus faz uma catequese sobre o Espírito Santo. Explica-nos o modo como essa Pessoa Divina estará em nosso meio e qual a essência de sua missão. Podemos compreender com mais clareza que:
a) O Espírito Santo é uma Pessoa, misteriosa, divina, mas uma pessoa;
b) É necessária a sua vinda para a continuação da obra de salvação iniciada por Jesus, sobre quem Ele testemunhará;
c) Não estará mais apenas conosco, mas em nós;
d) E não por pouco tempo, mas eternamente;
e) Por Ele teremos acesso à verdade sobre o Cristo, de quem
Ele recordará eternamente as palavras e os feitos.

Oração final
Vem Espírito Santo e santifica-me. Vem Espírito da Verdade e enche-me de Ti. Que a tua sapiência divina me instaure na Verdade.
Eu desejo que a Verdade reine na minha mente, nas minhas palavras, nos meus afetos, nas minhas ações, evitando tudo o que lhe seja contrário, não só a mentira, senão também a dissimulação, a duplicidade, a falta de sinceridade.
Vem Espírito de paz, dá-me a tua paz, a paz profunda que dilata a alma e a torna apta às tuas operações; a paz que acalma e domina todo o sensível.
Vem Espírito de caridade, faz-me tão inflamado de teu amor, que o faça transbordar sobre as almas que eu desejo levar a ti.
Ó Divino Espírito, transforma-me em amor. Só assim poderei responder plenamente a teu convite e ser útil à Igreja.
Ó Espírito da Verdade, faz-me conhecer o Verbo, ensina- me a lembrar-me sempre de tudo quanto Ele disse.
Ilumina-me, guia-me, torna-me conforme Jesus, em outro Cristo, Comunicando-me as suas virtudes.
sobretudo a paciência, a humildade, a obediência.
Faz-me participar de sua obra redentora. Faz-me entender e amar a cruz.

SEXTO DIA
"Espírito Santo, dom de Deus"
Fazer a Oração de abertura para todos os dias (veja no início)...
LEITURA BÍBLICA: 

1 Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. 3 Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, 4 a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. 5 E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5, 1-5)
REFLEXÃO CATEQUÉTICA:
Depois da catequese sobre o Espírito Santo (que vimos no
Evangelho de João), Jesus se dirige ao Pai em oração e pede que

seja removida essa barreira: "Pai, é chegada a hora, glorifica o teu

Filho, para que Teu Filho possa glorificar-Te". 

E a glorificação de

Jesus consiste em prisão, julgamento, paixão, morte e

ressurreição. No "Pentecostes apostólico" vemos os efeitos dessa

glorificação: embora as portas estivessem fechadas, Jesus se põe
no meio deles, mostra-lhes as chagas, deseja-lhes a paz e sopra
sobre eles e diz: "Recebam o Espírito Santo", como a dizer:
"Agora Ele pode ser dado, agora Ele é dom par a vocês", Na
descrição do Pentecostes registrada por Lucas, vemos o vento
impetuoso que toma conta do Cenáculo e como que línguas de
fogo pousam sobre eles, que começam a se expressar com
manifestações carismáticas, falando línguas diferentes e sendo
entendidos por pessoas de diferentes línguas e nações. Cumpre- se a promessa; com Jesus glorificado o Espírito é dado para todos
os que ouvem o chamado do Senhor nosso Deus. Ele é uma
Pessoa,Dom e inicia conosco uma possibilidade de
relacionamento como nunca fora possível antes, vem para estar
em nós, de um modo não apenas natural, mas pela graça dos
sacramentos um modo que supera admiravelmente a natureza
humana. 


Buscar ter um relacionamento pessoal, íntimo com a

Pessoa do Espírito Santo é corresponder ao dom (presente) que

Deus faz de si mesmo.
Oração final
Louvor a ti, Senhor poderoso, Espírito Consolador, generoso
dispensador de todos os bens, igual ao Pai e ao Filho, a ti glória e

soberania.
És a luz e portador da luz. És bondade e fonte de toda a
bondade. És o Espírito que forma profetas e suscita apóstolos.
Dás a vitória aos mártires e poder aos confessares. Tornas
inteligentes os que te procuram, orientas os que estão sem

destino.
Consolas os tristes e fortaleces os fracos, cuida dos feridos,
ergue os que caíram, dás coragem aos que tem medo, acalma os

violentos, abrandas os corações endurecidos, confirma os fiéis e

resguardas os que creem.
Eu te suplico, Espírito Consolador, desce ao templo do meu
coração, como descestes à sala do Cenáculo, testemunha da

Santa Ceia.
Vivifica-me com teus dons benfazejos, abrasa-me o coração
com o fogo do teu amor, conceda-me tua sabedoria eterna, e que

tua luz resplandecente me purifique o coração.
Que eu te conheça com verdadeiro discernimento, tu que
reinas com o Pai e o Filho.
Guia-me para que te glorifique e te adore com toda pureza,
amor e obediência.
Com o Pai de quem procedes e com o Filho de quem
recebes, agora e sempre, Espírito Santo, vem rezar em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário