segunda-feira, 18 de maio de 2015

Novena de pentecostes : 3º e 4º dia


 
TERCEIRO DIA
"O Espírito Santo é uma Pessoa"
Fazer a Oração de abertura para todos os dias (veja no início)...
LEITURA BÍBLICA:
"1 Havia então na Igreja de Antioquia profetas e doutores, entre eles Barnabé, Simão, apelidado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo. 2 Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado. 3 Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram. 4 Enviados assim pelo Espírito Santo, foram a Selêucia e dali navegaram para a ilha de Chipre." (At13, 1-4)
REFLEXÃO CATEQUÉTICA:
Deus é sempre um mistério e o Espírito Santo parece ser a mais misteriosa de todas, pois não possui uma referência humana
(ao contrário da 1a Pessoa, o Pai) e nem uma face (ao contrário da 2a Pessoa, o Filho); é representado através de símbolos na Bíblia: água, unção, fogo, nuvem, luz, selo, mão, dedo e pomba. Na realidade, Deus é na sua natureza, amor. Por conseguinte, dom, vida incessantemente doada. Enquanto fonte permanente de amor, Deus é Pai. Enquanto receptor desse dom, Deus é Filho e quando é o próprio dom em si, Deus é o Espírito. Ainda que tenhamos uma limitada compreensão no conceito humano, pode auxiliar-nos a associação da palavra "pessoa" ao conceito de "personalidade". O Espírito Santo se relaciona e age como somente uma pessoa poderia fazê-lo: Ele fala, ora, ensina, opera milagres, ordena, proíbe, guia, consola, entre outras ações. Precisamos aprender a ter com Ele um relacionamento pessoal, como uma pessoa amiga, com quem posso partilhar minhas dificuldades, minhas vitórias, meus fracassos e minhas alegrias.

Oração final
Espírito Santo, contemplar-te é mergulhar o olhar no invisível, em pleno mistério de Deus.
Não tens um semblante de Evangelho como o Cristo, nem uma face de Pai; mesmo renunciando a Te imaginar um rosto, queremos aderir a Ti com todas as nossas forças.
Não tens um semblante porque és o fogo do amor que reúne os Semblantes do Pai e do Filho, para não formar senão um só, numa sublime fusão.
Vives nos semblantes de outrem, como sua vida mais secreta, e és Tu que nos revela o autêntico semblante do Salvador, bem como o do Pai Celeste.
És abismo de profundidade," recôndito, inexpurgável e inexprimível de se representar em traços delimitados.
Tu és o sopro que emana do Pai e do Filho e que vem animar nosso espírito, formar-nos uma feição espiritual.
Tu és a respiração de nossa alma, o pensamento de nosso pensamento, o impulso de nossa vontade, a força do nosso amor.
Tu és a vida divina que vem nos fazer viver o Cristo, que invade nosso ser para transfigurá-lo.
Tu nos ultrapassas infinitamente e, no entanto, és tão íntimo a nós.
Não resides num longínquo abstrato, mas no concreto palpitante de nossa existência.
Contemplar-Te é deixar-se tomar pela torrente de um amor que transborda e se apossa de toda a nossa pessoa humana. Amém.

QUARTO DIA
"O Espírito da Promessa no Antigo Testamento"
Fazer a Oração de abertura para todos os dias (veja no início)...
LEITURA BÍBLICA:
"24 Eu vos retirarei do meio das nações, eu vos reunirei de todos os lugares, e vos conduzirei ao vosso solo. 25 Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. 26 Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. 27 Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos. 28 Habitareis a terra de que fiz presente a vossos pais; sereis meu povo, e serei vosso Deus" (Ez 36, 24-28)
REFLEXÃO CATEQUÉTICA:
Pentecostes não é, simplesmente, "a vinda do Espírito Santo", como comumente se costuma afirmar. O Espírito Santo - Pessoa Divina que é - sempre esteve presente na história da humanidade, não sendo pois correto é crer que Ele só tenha vindo atuar em nosso meio depois de Pentecostes. Em várias passagens no Antigo Testamento confirma a presença e a operação do Espírito Santo e desse conjunto de afirmações, podemos caracterizar em certo sentido o modo como o Espírito Santo estava presente e operava na história da salvação, antes de Pentecostes:
a) O Espírito Santo se manifestava em algumas pessoas, escolhidas por Deus com determinado propósito.
b) O Espírito se manifestava na vida por um determinado tempo, apenas; cessada a "missão", cessava aparente manifestação. Ele não habitava no ser humano.
c) A presença do Espírito na vida de todas as pessoas era uma presença "natural", a sustentar e garantir nelas a vida. Não era ainda presença "sobrenatural", uma graça como é hoje através dos Sacramentos.
d) Não se tinha a consciência a revelação que temos hoje; percebiam. No mais como uma "força divina" do que uma Pessoa Divina, da Trindade. Algumas promessas, porém, da parte de Deus pela boca de seus profetas nos davam conta de que, para os tempo messiânicos, ou seja, depois da vinda do Filho, a presença e o operar do Espírito seriam diferentes. Pentecostes é a realização dessas promessas a respeito do Espírito. E a nós, a quem coube viver nesses tempos em que Pentecostes já é uma realidade, é dada a possibilidade de desfrutar os privilégios que o novo modo do Espírito Santo estar presente e agir veio nos trazer.

Oração final
Quem és tu, doce luz que me inundas e aclaras a noite do meu coração? Tu me guias com tua mão maternal. Se me desamparas, não avanço mais, nem sequer um passo.
Tu és o espaço que cerca meu ser e no qual tu te ocultas. Se me abandonas, caio no abismo do nada, do qual me chamastes para o ser.
Estás mais próximo de mim que eu, és mais íntimo de mim que meu íntimo.
E, contudo, ninguém te atinge, ninguém te compreende.
E nenhum nome pode aprisionar-te: Espírito Santo Eterno Amor.
Vem, Espírito Criador venerado e todo-poderoso, pelo qual tudo foi feito.
Tu tens tudo em tuas mãos, tu que estás acima de toda sabedoria e de todo poder.
Nada pode descrever-te, compreender-te, sondar-te.
Tu terminas toda a criação em sua essência; tu és inseparável de todas as coisas em sua força.
Nós te bendizemos, Senhor de todas as coisas e muito bom!
De ti procedem toda existência, toda respiração, todo pensamento, todo conhecimento de Deus.
Nós te bendizemos porque és tu que nos fazes ver a beleza do céu, o percurso do sol.
O círculo da lua, a magnificência das estrelas.
Por isso nós proclamamos: Glória a TI, Espírito Criado! Divino Espírito Santo, Iluminai-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário