segunda-feira, 18 de maio de 2015

Novena de Pentecostes: 1º e 2º dia

PROJETO DE AVIVAMENTO
DA ESPIRITUALIDADE DE PENTECOSTES
 

(Reinaldo B. dos Reis)


ABERTURA PARA TODOS OS DIAS 

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis...

Oração inicial (Para todos os dias)

Vinde Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz; 
Vinde, Pai dos pobres, vinde fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações; 
Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto! 
Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas! 
Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis! 
Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom! 
Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas! 
Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros! 
Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados! 
Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna! 
Amém, Aleluia! 

PRIMEIRO DIA

"O Espírito Santo no seio da Santíssima Trindade"

LEITURA BÍBLICA:

"13 Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. 14 João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim! 15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu. 16 Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. 17 E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição." (Mateus 3, 13 - 17)

REFLEXÃO CATEQUÉTICA:

  • Deus é um só, porém, são três pessoas divinas, absolutamente iguais quanto à natureza, à essência, quanto à onipotência e à santidade, mas são distintas; PAI, FILHO e ESPIRITO SANTO.
  • Também podemos falar das diferentes missões divinas:- uma é a missão do Filho, outra é a missão do Espírito Santo e Deus age trinitariamente. -A isso chamamos de mistério da Santíssima Trindade:
  • Três pessoas num só Deus, porém, a mais misteriosa é a pessoa do Espírito Santo, porque não tem um rosto como o Cristo e nem uma imagem com a que fazemos do Pai, nem um sinônimo para identificá-lo.
  • Não podemos permitir, que diante da dificuldade de identificá- lo e compreende-lo, acabemos por rejeitá-lo.
  • Deus tomou a iniciativa em revelá-lo a nós e foi gradativamente partilhando conosco a sua própria vida íntima e misteriosa. E se Deus se revelou. Em três pessoas, é porque é da vontade dele que nós O conheçamos e O amemos sem suas três maneira de ser.

Oração final

Espírito Santo, que conduzistes os profetas, por deserto de areia ou amplidão dos mares, sopra sobre os nossos olhos, afim de que, por toda a parte, saibam ver a Trindade Santa.
Sopra sobre nossos lábios, afim de que só digam e cantem a Verdade que liberta, abre nossos corações à Beleza do mundo, ao alegre esplendor das formas sensíveis, para que todos os nossos encontros sejam sempre louvores a Deus e motivos de amor, e todas as criaturas constituem oportunidades que nos levem ao Criador. Amém.


SEGUNDO DIA

“O Espírito Santo é Deus”

Fazer a Oração de abertura para todos os dias (veja no início)...
LEITURA BÍBLICA:
"9 É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10 Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11 Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou." (I Cor 2, 9-12)
REFLEXÃO CATEQUETICA:
Muitas pessoas concebem o Espírito Santo como uma "força de Deus", ou como uma luz divina, ou ainda, como uma "consolação divina" que Deus nos concebe. Embora possamos também considerá-lo como essas realidades todas, é necessário termos em conta Que o Espírito Santo não é "uma parte" ou "um aspecto" da ação divina. Ele é Deus
  • Mesmo não assumindo a nossa natureza humana como Jesus que se fez carne, o Espírito Santo é Deus. Mesmo Terceira pessoa da Santíssima Trindade, um com o Pai e o Filho. Procede do amor entre eles, uma só essência, uma só natureza com Eles.
  • Tudo vê, tudo conhece, está presente em tudo e em todos. Exerce em todos nós, a missão de santificador e de consolador. É o senhor da vida. Age em nosso interior desde o nosso Batismo, nos leva a conhecer Jesus, a amá-lo, a seguir seus ensinamentos. Ele nos revela Jesus Caminho Verdade e Vida. Ele nos convence de que somos salvos pelo sangue do Cordeiro.
  • Deus sem face. A humildade de Deus. Puro espírito, que escolheu nosso ser para Seu Templo, Sua morada, habitando nosso frágil espírito humano.
  • Ao professarmos nossa fé na Pessoa do Divino Espírito Santo, a Igreja nos ensina que o Pai enviou aos nossos corações, o Espírito do seu Filho, e é realmente Deus, tanto na Vida Intima da Trindade como no seu Dom de amar o mundo.
  • Sabemos que é Cristo que aparece, ele é a imagem visível do Deus invisível, mas é quem o revê-la. O (Cat. No. 253) diz: As pessoas Divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro.

Oração final
Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda par a conhecer o caminho que devemos seguir.
Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!
Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundando pela vossa consolação, se abre, e que, muito além das palavras e dos conceitos, perceber em nós a vossa presença de Pessoa Divina.
Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!
Cremos, ó Espírito Santo, que viveis na Igreja e em nós, sois nosso hóspede permanente, sempre a modelar em nosso ser afigura e a forma de Jesus Cristo.
Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!
Nós nos dirigimos também a vós, Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude inebriante do Espírito Santo, experimentaste a sua força em vosso ser e o vistes operando em vosso filho Jesus: intercedei por nós, para que nossa mente e o nosso coração se abram à ação divina.
Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!
Fazei com que tudo o que pensamos, fazemos ou ouvimos, todos os nossos gestos e todas as nossas palavras sejam tão- somente abertura e disponibilidade a este único Santo Espírito que forma a Igreja no mundo.
Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!
Edifica o corpo de Cristo na história; promove o testemunho da fé; consola e conforta; plenifica de confiança e de paz o nosso coração, mesmo em meio às dificuldades e tribulações.
Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo! Nós o pedimos, Pai, juntamente com a intercessão de Maria e de todos os santos, e em nome de vosso filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário