sábado, 2 de maio de 2015

Encontro de Catequese : O sacramento da Crisma



1-ACOLHIDA
·         Estamos aqui reunidos em busca de algo, ou seja , buscamos uma experiência nova
·         Sabemos exatamente o que buscamos ?
·          Viemos buscar o “Sacramento da Crisma”. Você sabe exatamente o significado e importância desse sacramento?
·         Vamos pedir a luz do Espírito Santo para nosso encontro
·          Coloquemos em oração nossas famílias e nosso grupo
·          Pedimos o crescimento e amadurecimento na fé  como graça do sacramento da Crisma.

2-ORACÃO INICIAL
“Senhor Jesus , nós pedimos que seu Santo Espírito nos acompanhe nesta preparação à Crisma , abre nossa mente e nosso coração para seguirmos o Teu caminho e testemunharmos o Teu Amor no mundo “

3-DESENVOLVENDO O ENCONTRO
Somos um grupo de jovens a caminho da Crisma.
 Estamos aqui porque de alguma forma fomos atraídos por Jesus Cristo e sua proposta de vida .
Mas, sabemos o que realmente significa ser crismado?

  • ·         Quando éramos pequenos recebemos o batismo

  • ·         Nossos pais nos levaram

  • ·         O Batismo marcou nossa vida para sempre

  • ·         Tornou-nos mais filhos de Deus, através do Espírito Santo

  • ·         Nos fez participar da grande família da Igreja

  • ·         Hoje estamos aqui de livre e espontânea vontade

·         4-QUAL A PROPOSTA DA IGREJA AGORA?

  • ·         A proposta de Jesus é um estilo de vida , uma mensagem que abre nossos olhos e nosso coração e nos prepara para uma vivência consciente e participativa por um mundo melhor e mais solidário

  • ·         Somos chamados a ser “sal e Luz do mundo”  (Mt5,13-16)

  • ·         Cristão “sal da terra” é aquele que dá sabor e vida à comunidade

  • ·         Não permanece estagnado. É ativo e participativo . Observa , sente as necessidades e age.

  • ·         Tem participação ativa na missão evangelizadora: liturgia, missa, celebrações, testemunham sua fé , preocupam-se  com o próximo

5- O QUE NOS DIZ A PALAVRA DE DEUS : Jo 10, 11-18 “O Bom Pastor”
“Eu sou o bom pastor. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”O mercenário que não é o dono das ovelhas vê o lobo chegar , abandona as ovelhas e foge.Não se importa com as ovelhas .Eu sou o Bom pastor , conheço as minhas ovelhas  e elas me conhecem .”

6-CONVERSANDO SOBRE A PALAVRA:

  • ·         Quem é o Bom Pastor ?

  • ·         Estamos realmente ouvindo a voz do Bom Pastor

  • ·         Somos ovelhas obedientes ? Conhecemos e atendemos a voz do Bom pastor

  • ·         Como conhecê-la

  • ·         Quem é o mercenário de que Jesus fala/

  • ·         Como fazer para não cair na cilada do mercenário?

7-VIVENCIANDO

  • ·         Estou apenas participando da catequese para cumprir formalidades? Porque meus   pais querem?

  • ·         O que a catequese representa para mim?

  • ·         Sei realmente de meu compromisso na sociedade como cristão?

  • ·         Estou sendo “Luz do Mundo”?

  • ·          Vc entendeu bem o que significa cristão “sal da terra e luz do mundo”

  • ·         Tenho consciência de meu como cristão batizado e crismado?

8-COMPROMISSOS
Observar a TV . Trazer para o encontro próximo uma notícia que chamou sua atenção e juntos vamos conversar sobre a atuação do cristão diante dela .
·       
  MENSAGEM : “Nossa missão como cristão no mundo é buscar transformação aliada à palavra de Deus “

9-ORAÇÃO FINAL: “ Senhor , tu és o bom Pastor . Eu sou a Tua ovelha . Não permita que eu me perca , que eu me desvie do teu rebanho. Mas se eu me perder, eu Te peço, Senhor , vem me encontrar , Amém!”


Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Fui crismado aos 17 anos...Lembro até hoje da Igreja... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir