sábado, 21 de fevereiro de 2015

Procissão da Penitência

 


Já virou tradição aqui em Echaporã, a procissão da penitência durante a quaresma.
Inicia-se na 1ª sexta-feira pós quarta -feira de cinzas e continua até a última sexta -feira que antecede Domingo de Ramos.
A cada semana a procissão parte de um determinado ponto histórico da cidade. Hoje, por exemplo, o ponto de encontro foi o “cruzeiro das Santas Missões Populares”, próximo ao hospital. Um grande momento de fé autêntica e que reúne desde os mais jovens até os mais idosos.
Estando reunidos os fiéis, o padre faz ali uma reflexão inicial e em seguida o povo caminha pelas ruas da cidade em direção à igreja matriz.
Durante o trajeto faz-se algumas paradas para reflexões sobre o evangelho do dia.
Chegando à Igreja, a celebração prossegue com a liturgia eucarística , comunhão e bênção final.
****                                                       ****                                     ****                         ****
O texto abaixo foi  escrito já há algum tempo , mas continua atual, pois a cada ano que passa a frequência nas procissões da penitência sempre surpreende pelo forte  apelo à fé . Um evento que  reflete bem a fé do nosso povo echaporaense, que não hesita em madrugar seja qual for a condição climática do dia, para peregrinar atrás da cruz de Jesus.
É o povo caminhando com Jesus, hoje e sempre ! 



Toque da Alvorada
FÉ...

5 horas da manha...No alto-falante paroquial, o toque da alvorada. Já nem sei dizer há quanto tempo se usa o mesmo toque. O tradicional “silêncio”. Um costume herdado de um pároco antigo e muito querido.
Alguns minutos apenas. O suficiente para alertar os fiéis que é chegada a hora.
Levantar apressado. Rapidez na higiene matinal. Passos rápidos em direção ao ponto de encontro para a caminhada penitencial. É como se anjos tocassem a trombeta anunciando Jesus e a população acorresse atendendo a seu chamado.
Bonito de se ver. Gesto a se imitar. Passos rápidos... semblante iluminado...olhar determinado.
É, a fé é um sentimento indecifrável. Permanece escondida, parecendo fria, adormecida... De repente se inflama tocando o coração das pessoas de forma ardente e inabalável. Fé que se manifesta nos pequenos gestos desde o sono interrompido pelo toque da alvorada, o caminhar apressado, a oração contrita durante a caminhada, os cânticos sombrios, o semblante contemplativo e atento às palavras do pregador, atenção também à reflexão sobre a Campanha da Fraternidade.
Acontece todas as sextas – feiras da Quaresma. É tradição no nosso município a “PROCISSÃO DA PENITÊNCIA”. Já houve pároco que de início não botou muita credibilidade neste costume. Mas acabou mudando de ideia e se rendeu aos apelos da fé do povo.
 
a fé do povo não se explica.


Não importa o tempo que faça. Frio, ventania, neblina e até chuva. Lá vai o povo “caminhando com Jesus”. É um período de fortalecimento na fé, um despertar radiante a caminho da redenção.
Mesmo que chova, lá está o povo fiel a seu Senhor, um sinal de fé imbatível
É como diz Zé Geraldo em sua música “A fé”: “Povo que vive sem fé é um povo abandonado”. 
O que não é o caso do povo dessa minha terra abençoada.
escrito por Edite
sexta--feira, 20 de fevereiro de 2015

2 comentários:

  1. Olá Edite, uma tradição que ajuda a preparar o caminho para a Páscoa do Senhor!
    Aqui bem necessitávamos que houvesse iniciativas como essa!
    Achei lindo o seu texto!
    Muito obrigada por compartilhar este valioso testemunho de vida em Cristo!.
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Agora vivemos os tempos da Quaresma..... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir