domingo, 18 de janeiro de 2015

Papa Francisco fala às famílias nas Filipinas

No encontro com as famílias nas Filipinas, Santo Padre falou da importância da família sonhar e rezar unida

"Que as famílias não percam a capacidade de sonhar", diz Papa



O discurso do Papa se concentrou na figura de São José, que muitas vezes aparece nas escrituras repousando enquanto lhe é revelada em sonho a vontade de Deus. Francisco disse que não é possível uma família que não sonhe pois, sem essa capacidade, os filhos não crescem e o amor se perde.

“Por isso, recomendo a vocês que à noite, quando fizerem o exame de consciência, se coloquem essa pergunta: hoje sonhei com o futuro dos meus filhos? Sonhei com o amor do meu esposo, da minha esposa, sonhei com meus pais e avós que fizeram a história também? É tão importante sonhar. Primeiro de tudo sonhar em uma família. Não percam essa capacidade de sonhar”.




O Santo Padre observou que Deus também fala com o homem nos momentos de repouso, quando ele coloca de lado seus deveres e atividades diárias. A partir disso, o Papa pediu que as famílias considerem três aspectos, em especial:
 repousar no Senhor, levantar-se com Jesus e Maria e ser voz profética.

“O repouso é essencial também para a nossa saúde espiritual, para podermos ouvir a voz de Deus e compreender aquilo que nos pede”. E para que cada cristão possa providenciar uma casa para Jesus, a exemplo da Sagrada Família, é preciso repousar em Deus, encontrar tempo para rezar, mesmo diante dos afazeres da vida cotidiana.

“Se não rezarmos, nunca conheceremos a coisa mais importante de todas: a vontade de Deus a nosso respeito. Além disso, durante toda a nossa atividade, na multiplicidade das nossas ocupações, conseguiremos verdadeiramente pouco sem a orações"

Embora necessários, tais momentos de repouso não podem se prolongar por muito tempo, ressaltou o Papa. A exemplo de São José, após ouvir a voz de Deus, é preciso despertar e agir.

“A fé não nos tira do mundo, mas insere-nos mais profundamente nele. Na realidade, a cada um de nós cabe um papel especial na preparação da vinda do Reino de Deus ao nosso mundo. (…) 
Deus chama-nos a reconhecer os perigos que ameaçam as nossas próprias famílias e a protegê-las do mal".



2 comentários:

  1. Boa noite Edite,
    Belíssimo resumo do discurso do Papa Francisco sobre a Família!
    Acabei de assistir a uma Eucaristia onde o sacerdote em sua homilia enalteceu os mesmos valores!
    Uma ligação muito feliz com as leituras de hoje!
    Que as famílias de todo o Mundo não percam essa capacidade de sonhar ensinando às suas crianças e jovens a descobrir Deus, tomando como exemplo a família de Nazaré.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ailime, sábias palavras as suas. A família ainda continua sendo a base da sociedade. É onde tudo começa. Bjs

      Excluir