sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Natal ontem, Natal hoje!



O Verbo é a verdadeira luz que veio ao mundo…. Estava no mundo, o mundo foi feito por Ele, mas o mundo não O conheceu. Ele veio para os que era seu, mas os seus não O receberam”.Jo.1,9-11.


 A realidade continua a mesma na prática da vida de não poucos. Na verdade, após dois milênios, Cristo continua o grande desconhecido da humanidade. Cristo é a luz e a resposta para nossa vida, mas, uma multidão não O aceita como luz e caminho.

Não podemos negar. Cristo continua sendo o grande desconhecido do coração humano, o excluído e eliminado nos milhões de pessoas que morrem injustamente nas guerras e atentados, nas multidões que morrem de fome apesar de tanta fartura, nos marginalizados pela exclusão de raças e de classes, nos que são vítimas do fanatismo religioso e pelos sistemas que instrumentalizam e manipulam a dignidade humana, nos milhões de pessoas que são mortas antes de nascer pelo aborto, pela eutanásia, e atualmente, Ele continua sem direito de existir nos embriões humanos que se transformaram em objeto de manipulação nos laboratórios da embriologia e da genética.

Sim, muitos poderão se perguntar: Por que fazer esta relação do Natal com a realidade da vida? Pergunto. Mas, como refletir, entender e viver o verdadeiro espírito do Natal de Cristo sem também fazermos esta confrontação do Natal de Cristo de seu tempo com o nosso tempo? Seria, fatalmente desconhecer que o Natal de Jesus é antes de tudo mensagem e ensinamento. 
No Deus que saiu de si e se tornou um de nós na Gruta de Belém, somos chamados a sair de nossos interesses apenas pessoais para assumir o compromisso em Deus do amor de seu Filho amado, e na presença do Deus que se fez Menino, assumir também o acolhimento de todos, particularmente dos mais pequeninos e necessitados de nosso tempo.
Esta é a verdade. Por não encontrar acolhida da parte dos seus, Jesus teve que nascer no abandono total de uma estrebaria de Belém. Infelizmente em nossos tempos pouco mudou. Cristo continua a buscar abrigo e acolhimento em nosso coração com sua presença e graça, como na presença de uma multidão de pessoas e não O reconhecemos presente e vivo nelas. 

Viver hoje e sempre o Natal de Jesus sem um compromisso de amor a Deus e sem um real comprometimento com o destino dos que sofrem em nosso meio e pelo mundo, é não entender a mensagem maior do Natal de Jesus.

Se quisermos de fato hoje e sempre celebrar o Natal de Jesus temos que saber que o Natal de Jesus é a festa máxima da reciprocidade do amor, do amor de Deus com o homem e deste com Deus dentro de casa e fora de casa. Há dois mil anos Jesus nasceu na Gruta de Belém. Hoje Ele necessita nascer e ser acolhido na gruta de nossos corações, na partilha da vida em nossos lares e famílias e no acolhimento dos que mais sofrem pelo mundo. Para que isto aconteça, precisamos ter a grandeza do espírito de Maria: Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa vontade”. Lc.1,38.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Tem texto novo lá no  http://meu kantinhodaarte.blogspot.com.br
Fiquem à vontade para visitá-lo, aprender algumas técnicas simples  de artesanato para presentear neste Natal e ainda extrair de lá uma mensagem positiva de amor natalino.
 obrigada pela atenção! 
anjo estilizado, fácil de fazer: confira!
pingente natalino: em poucas horas vc confecciona: confira!Clique no link
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário