segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Vocação, chamado de Deus...


Bem queridos catequistas, se em muitas paróquias a catequese já teve início, aqui em minha paróquia , ela terá início nesta semana.
 Iniciaremos com o tríduo catequético de formação a partir da próxima quinta feira, dia 13 de fevereiro. No domingo, dia 16 será celebrada a missa do envio com a participação também dos pais e catequizandos.
 Um momento de muita alegria , mas também de compromisso sério e responsável com a missão a que seremos enviados. Missão que assumimos voluntariamente atendendo a um chamado de Deus para  
anunciar a sua Palavra, ser testemunhas dos valores do seu Reino e para sermos os porta-vozes da sua mensagem.
 Deus que me chamou à vida,  agora já tendo recebido o sacramento do batismo,  me chama para serví-lo construindo comunhão com nosso  semelhante e a ser projeto de vida.
A vocação é como um diálogo entre Deus e o vocacionado. A iniciativa é de Deus que espera do vocacionado uma resposta. 
Nós catequistas demos nossa resposta , mas, muitas vezes nos desanimamos perante às dificuldades , achamos que não somos capazes e nos deixamos levar pelo desânimo. Muitos até desistem . 
 Mas Deus , que é Pai e confia em nós e nosso trabalho , espera de nós também confiança e perseverança e fala conosco através das entrelinhas do cotidiano. É preciso estarmos atentos aos sinais que Deus nos dá para transmitir seus desígnios.
 Um catequista preocupado com o bom desenrolar de seus encontros, cuidadoso no preparo do mesmo evidencia um perfil carismático favorável à missão que aceitou .
 Também a consciência de seu papel transformador, o desejo de mudanças, o aproximar-se das crianças e jovens levando-lhes ensinamentos pautados na Palavra de Deus, visando um mundo mais amoroso e fraterno, tudo isso é sinal do Espírito de Deus agindo em seu coração.
 Na Catequese passamos por momentos de alegria e paz, mas também dificuldades por tantos fatores alheios como dificuldade de compreensão e colaboração de muitos pais, crianças displiscentes e até indisciplinadas, tudo pode levar o catequista ao desânimo e até ao abandono da missão.
Cultivar uma íntima amizade com Deus,mantendo uma constância na oração aprenderemos a discernir o que é realmente sinal de Deus ou meramente uma ideia fixa ou mero desejo passageiro.
**********************************************************************
O vídeo acima é um testemunho emocionante de Angela Vieira, Catequista de Londrina , http://catequistaamadora.blogspot.com, onde ela narra  em que momento foi tocada pelo 'Chamado " De Deus para a missão de Catequista. 

Vale a pena conferir!




 

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu pensei que era você no vídeo hahahaha. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe... Fábio, essa é minha amiga Angela. Eu sou um pouco menorzinha rsss...Abcs BFD

      Excluir