domingo, 12 de janeiro de 2014

O Batismo do Senhor- homilia deste domingo: 13/1/2014


Mt 3,13-17
SOMOS FILHOS AMADOS DO PAI

Com o batismo do Senhor, passamos do tempo do Natal ao tempo litúrgico comum. Tempo que vai nos revelar a missão de Jesus e o chamado feito a cada um de nós no dia do nosso batismo: sermos anunciadores da boa-nova do reino.
Enquanto João Batista prega a conversão dos pecados, Jesus vem e entra no rio Jordão, como todo o povo, para ser batizado. Mesmo sem precisar da remissão dos pecados, Jesus busca o batismo e se solidariza com o povo, une-se com quem deve ser salvo. Ao mesmo tempo, é revelado como o Filho amado do Pai celeste e recebe o Espírito que o investe da missão de profeta, sacerdote e rei.

Ao celebrar a festa de hoje, somos levados a refletir também sobre o nosso batismo. A exemplo de Jesus, ao sermos ungidos com o óleo batismal, desce sobre cada um o Espírito e somos proclamados filhos e filhas amados do Pai. Isso constitui grande alegria e nos leva a reconhecer no batismo, mais do que um peso sobre as costas, um dom, predileção de Deus, vocação à fé comprometida com o projeto de Jesus.
 

Recebendo o Espírito no batismo, fomos habilitados para a missão. Unidos a Jesus e a exemplo dele, tornamo-nos sacerdotes (servidores do culto), profetas (servidores da Palavra) e reis (servidores do povo de Deus).
 

Batizados em nome da Santíssima Trindade, entramos a fazer parte da comunidade, a grande Família de Deus. É aí que alimentamos nossa fé e fortalecemos nosso compromisso com Jesus e com os irmãos.
 

Nosso principal compromisso é seguir o caminho de Jesus, procurando viver uma vida nova, passando da solidariedade no pecado à solidariedade no amor e assumindo o projeto de uma vida livre da injustiça e da corrupção. 
Jesus passou a vida fazendo o bem; somos convidados a imitá-lo.

Pe. Nilo Luza, ssp


Refletindo:
Qual é o sentido de levar os filhos para ser batizados?
Pe. Nilo Luza responde:
  • Não é para livrá-los de alguma doença, imunizá-los nas dificuldades e problemas  do mundo ou deixá-los calmos e dóceis diante  dos pais e da sociedade.
  • No batismo somos ungidos  com o mesmo Espírito que ungiu Jesus e nos tornamos membros da igreja e discípulos missionários de Cristo.
  • Com o batismo somos proclamados publicamente "filhos amados e queridos de Deus" e convidados a viver a honestidade e a justiça do Reino
  •  Veja mais sobre o Batismo do Senhor clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário