sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Resultado de minha avaliação catequética

E hoje eu vou deixar aqui o resultado da nossa avaliação catequética. Como eu sugeri no post anterior, eu e meus catequizandos fizemos uma avaliação dos assuntos tratados em nossos encontros durante o ano. Claro que eu os conduzi, porque afinal foram muitos os temas abordados , mas sempre envolvendo o amor ao próximo  , boa convivência e o  poder transformador de cada um na comunidade em que vive.

Analisando juntos, vimos que trabalhamos bastante temas como:
  •  ser família, 
  • ser igreja
  • ser comunidade
  • juventude e seu poder transformador
  •  o poder da oração
  •  o poder da fé
  • Deus bondade
  •  Jesus em nossa vida
  •  religião- e sua importância
  •  a devoção aos santos
  • evangelização
  •  unidade dos cristãos (ecumenismo)
  • Amor a Deus e ao próximo
Todos esses temas foram abordados e vistos à luz do evangelho

Feito essa ráida retrospectiva, agora é hora da dinâmica.
 Entreguei a cada um uma folha em branco e procedi como pede a dinâmica do post anterior.
 A foto acima revela os resultados, mas que ficaram difíceis de ler em virtude de terem escrito a lápís e com grafia bem leve.
 Mas vou fazer um resumo e  descrever aqui os principais valores  comuns a todos e que querem levar para a vida :

 Dentro do círculo, as virtudes comuns a todos foram:
 -Jesus Cristo

 -família
 -paz
-amigos
-religião
-Deus
-Bíblia
-catequese
-saúde
-estudos
-trabalho
-paz

Além dessas, foram escritas também valores específicos a cada um :
-moradia
-conhecimento
 -dinheiro
-profissão
 -música
 -cachorro
- meu time
- futebol
- esperança
- faculdade

O QUE NÂO QUERO LEVAR PARA A VIDA:
Fora do círculo as palavras que mais escreveram :
 
- as  más companhias
- drogas
- violência
-pecado
-bebidas alcoólicas
- sofrimento
- amizades ruins

Meu parecer final : Diante desse resultado, eu me dei por satisfeita. Ficou a certeza de que o ano catequético foi produtivo. Valores importantes foram passados. Eu só espero que os  tenham realmente interiorizado   e não apenas " decorado "
 Que as facilidades do mundo não venha destruir uma casa que procurei edificar  com blocos sólidos.
 Que realmente levem para a vida esses valores.

Uma última observação: Não sei se você , caro leitor, reparou. Mas nenhum deles escreveu no círculo "levar para a vida : sacramento ou "Eucaristia", ou comunhão".

 Falaram de "missa", religião", Deus", Jesus" \Igreja", mas não mencionaram "eucaristia".
 Chamei-lhes a atenção sobre esse detalhe e a importância d o sacramento da  "Eucaristia em nossa vida.
Disseram que já está ali inclusa, mesmo não tendo sido mencionada.
Como você avaliaria esse pequeno "detalhe"?






10 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Cláudia. obrigada pela participação e pelo estímulo. Abcs

      Excluir
  2. Oi Edite. Prossiga sempre assim!!!
    Deus te guarde.
    Luciana Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perseverando sempre no espírito santo de Deus. obgada pela participação.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Tia Helena, obrigada pela participação e carinho. Abcs

      Excluir
  4. Edite eu penso que a gente vive condenando a catequese sacramental, mas, muitas vezes nós é que "focamos" demais o sacramento e o tornamos centralidade da catequese... E não é bem assim... Deus, Jesus, religião, missa, Igreja... aí está incluso todos os sacramentos, que são "sinais" de Deus e de Jesus em nossa religião... Nossa catequese tem padecido justamente porque a maioria de nós se condicionou a pensar a Eucaristia como "objetivo", fim... Não, não é assim... depois dela é que se começa o grande caminho: o de perseverar na fé e buscar na eucaristia e liturgia alento para a caminhada. Se eu fosse pensar em algo que "faltou" na avaliação de vocês, eu diria que foi o Espírito Santo... e a avaliação de que, se não o tivermos, nada terá sentido e nenhuma ação será feita no mundo independente de toda catequese que se faça.

    ResponderExcluir
  5. Vc tem razão Angela. Foi o que citei lá no texto. Já tudo implícito em "Deus, religião, missa, igreja, Jesus". Quanto ao Espírito Santo, digo-te que em todos os nossos encontros Ele foi invocado. E quando estamos com Deus, estamos tb com seu Santo Espírito. Obrigada pela participação.Abcs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Retribuindo a visita no meu blog! Gostei muito do seu trabalho! Deus te abençoe sempre e sempre mais minha cara para que possamos espalhar a luz da evangelização nos corações de nossos irmãos e irmãs em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  7. Ola rodrigo,, obrigada pela visita e pelo estímulo.

    ResponderExcluir