segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Catequista nota 10




Como ser um catequista nota 10?
Quando falamos em Catequista Nota 10 o que queremos dizer?  É método? Sonho? Estrutura? É muito mais.  É o processo catequético que conduz as pessoas a ter vida cristã plena. 

Para isso o catequista precisa de uma conversão progressiva até assumir, com competência e qualidade, a missão que Jesus deixou à sua Igreja.

Para ser catequista Nota 10, basta assumir esses 10 elementos:

1° - Acolhimento - Acolher com amor os catequizandos e seus pais.  Este é o primeiro passo, pois lhes abre o coração.

2° - Envolvimento - Uma pastoral só vai à frente quando todo grupo se envolve.  O catequista precisa envolver-se também nas demais pastorais da comunidade.  Precisa envolver as crianças e seus pais na vida e nas atividades da Igreja.

3° -  Coragem - O catequista precisa ter coragem de assumir novos desafios, novos métodos e novas técnicas, e não parar no passado.

4° - Seriedade - em fazer um bom planejamento para não perder-se, e organizar tarefas a serem cumpridas pela turma.

5° - Treinamento - Um provérbio diz: “Quem não progride, vai para trás”. O catequista precisa fazer como os atletas: treinar, treinar e treinar novas técnicas, novos passos, novos métodos.  Para isso a Arquidiocese organiza muitos cursos a nível de paróquia e de Região.  Não participar deles é não treinar, e tornar-se cada vez mais medíocre e falho.

6 - Aperfeiçoamento - Para ser Nota 10, o catequista precisa fazer bem o que se faz.  Sempre há maneiras de fazer melhor o que se está fazendo.  Isso exige humildade: reconhecer as próprias falhas e aceitar de fazer mudanças. 

7° - Alegria - A missão de catequista é sublime e maravilhosa.  O catequista trabalha para Deus e para criar um mundo melhor, mais humano, mais cristão e mais feliz.  Por isso, ele precisa sentir-se e mostrar-se feliz em ouvir as pessoas e em ajuda-las.

8° - Participação - Para ser catequista nota 10, ele assume o sagrado o dever de participar nas reuniões de organização, de avaliação e de formação.  É nas reuniões que ele une forças para instaurar uma sociedade justa e fraterna, isto é, um mundo da maneira como Deus sonhou.

9° - Comunicação - O catequista nota 10 se comunica com a Coordenação de Catequese, informando-a do trabalho que está realizando, e buscando informações sobre os trabalhos a realizar.

10º -Novos paradigmas- O mundo do 3° milênio exige novos padrões e novos paradigmas.  O homem do 3° milênio não aceita facilmente o repetitivo e o rotineiro.  A. Koestier diz: “Adquirir um novo hábito é fácil, mas abandonar um vício ou um velho hábito exige um ato heroico”.

É difícil derrubar o relaxamento religioso e frequentar habitualmente a missa dominical.
Como é difícil manter o microfone a meio palmo de distância da boca!  Só um ato heroico é capaz de derrubar velhos vícios e maus hábitos.

Uma criança cresce aos poucos, lentamente. Um atleta só se torna bom com muito treino. A caminhada para um catequista tornar-se nota 10 é lenta e exigente.  Só se consegue com decisão, conversão e com muito empenho.

Baseado em Ecoando - Formação com Catequistas. Ed. Paulus - Ano 2000 N° 10

O autor é coordenador arqui- diocesano da Pastoral da Catequese

3 comentários:

  1. Para ser um catequista nota 10 é preciso crer, celebrar e transmitir a Fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. E preciso estar convicto de sua fé para q suas palavras brotem do coracao e não soemvszias e sem força de transformacao.

      Excluir
  2. Eu quis dizer:"para que suas palavras não soem vazias"

    ResponderExcluir