quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Encontro de catequese: principais mensagens deixadas pelo Papa Francisco


Durante sete dias de paz, oração  e muita alegria e emoção acompanhamos a passagem do Papa Francisco no Brasil no evento da J M J .
Independente do credo religioso, grande parte de nós brasileiros acompanhamos seja pela TV ou pessoalmente e nos maravilhamos com suas mensagens em palavras simples mas que continha o essencial não só para os jovens , mas para todos nós adultos e clérigos também.
O papa deixou uma boa impressão, encantou a todos : Jovens, adultos e crianças. Deixou mensagens de esperança e o exemplo da humildade e doação.
Neste mundo moderno onde se exalta aqueles que tem o poder na mão, aqueles que tem prestígio financeiro, a mensagem do papa Francisco foi para todos  nós, jovens e adultos que sem humildade no coração não vamos a lugar algum.

Retornando aos meus encontros catequéticos nesta terça -feira, após o término da J M J. considerei pertinente "dialogar" com meus catequizandos de Crisma sobre as principais mensagens deixadas pelo Papa à juventude:


  • Humildade; é preciso que renunciemos a qualquer tipo de orgulho e passemos a encontrar no próximo o verdadeiro sentido da vida
  •  fazer o melhor, dar o melhor de si seja a quem for
  • sair do lugar comum: o jovem precisa agir,  "ide  e fazei discípulos entre todas as nações' Mt28,19.
  • Se quisermos que nossa vida seja realmente plena, se queremos um país de oportunidades, é preciso deixar que o nosso poder de ação faça a diferença
  •  os jovens não devem se desiludir com notícias que falam de corrupção, praticadas por pessoas que não querem o bem comum, que só veem o próprio benefício 
  • Não se deixem desanimar, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. O homem pode mudar, o mundo pode mudar. 
  • Seja vc o primeiro a praticar o bem, a não se acostumar com o mal
     
  • Levar o evangelho é levar a força de Deus para extirpar todo o mal e a violência,destruir as barreiras da intolerância e do egoísmo e assim construindo um mundo novo.
  • Coloque fé , esperança e amor em sua vida e ela terá um novo sabor,terá  uma bússola que indica uma nova direção. Sua existência será como a casa construída sobre a rocha firme . O seu caminho será alegre porque você encontrará muitos que caminharão com você
  • Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo
  • Partilhe sempre. Coloque mais água no feijão
  • Não se deixem iludir por ídolos passageiros:  dinheiro, poder, sucesso , prazeres mundanos. São ídolos perecíveis que se colocam no lugar de Deus e parecem satisfazer, dar esperança. Deixam um vazio no coração e a necessidade de se buscar compensações perigosas.
  • Apaixonem-se por Jesus Cristo:
  • “Se estivermos verdadeiramente apaixonados por Jesus Cristo e sentirmos que Ele nos ama , o coração se encherá de alegria e contagiará quem estiver ao nosso lado. Nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser. O faremos com esperança, confiantes na surpresa de Deus e cheios de alegria.
  • O cristão não pode ter cara de luto. O cristão é alegre porque tem certeza que Deus o acompanha. Temos uma mãe que sempre intercede por seus filhos. O cristão não pode ser pessimista.
  • Não devemos ter uma postura de derrotados perante as adversidades da vida. Nem tudo está perdido . Coloque sempre Jesus Cristo à frente e confie. Tenha esperança.
  • 'Rezem por mim” disse o pontífice. “Eu necessito”. Que Nossa Senhora Aparecida os abençoe. Volto em 2017
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário