sexta-feira, 24 de maio de 2013

carta entre catequistas!

 

Resposta... Carta entre catequistas!


Querida Edite! A paz esteja contigo também!!

Desculpe colocar em publico uma conversa nossa, mas, vejo que isso abrirá os olhos de  muitos catequistas, iniciantes ou não. Entendo sua preocupação, seu questionamento de estar passando "receitas prontas". 

Depois de ouvir que meu blog é um receituário de encontros prontos e pior, que faço isso para aparecer, confesso que já me fiz tais questionamentos. Consigo discernir uma crítica construtiva de uma destrutiva e apesar de na época, ter ficado chateada, ter derramado algumas lágrimas, não desisti, pois tenho plena convicção do objetivo do meu blog, por isso, prossigo na tentativa de AJUDAR, animar outros catequistas. E faço isso, como também aconteceu com você, pois também encontrei muitas dificuldades quando iniciei como catequista, mesmo porque, naquela época não havia tantas portas/ferramentas como hoje. 

Portanto, quando desenvolvo um encontro e vejo que foi proveitoso, edificante, tento passar isso adiante. Quem me conhece téte-a-téte, sabe que tenho e sempre tive, independente de blog, uma sede muito grande em partilhar. Sabemos que o catequista vai se formando, na medida em que vai atuando, isso ano após ano. Vale lembrar que o catequista que simplesmente copia e cola, nunca vai crescer. E não quero acreditar que um catequista consiga "enrolar" um encontro com uma única atividade tirada da internet.  O que fazemos através do blog, eu, você e outros catequistas blogueiros é dar dicas, sugestões para enriquecer os encontros. Fico triste sim, quando percebo catequistas que querem tudo pronto, sem nenhum esforço, quer dizer, não rezou, não estudou, encontrando a melhor forma de desenvolver um encontro encarnado na realidade de sua turma, mas que, deixam pra última hora e fazem da internet/blogs um pronto socorro, em busca de algo que salve a sua pele, o seu encontro.  

Então, minha querida Edite, em casos assim(e quero acreditar que são esporádicos), tenho que concordar com você: “Estaria eu ajudando ou impedindo que os/as catequistas interessados, se movessem em busca daquilo que mais se adeque à sua realidade?"

Vejo da seguinte forma: O catequista interessado, maduro, vocacionado, primeiro estuda, se prepara, para depois ir em busca de algo que possa acrescentar a seus encontros. Mesmo aproveitando algumas sugestões, atividades, nunca consegue desenvolver o encontro igual, porque o Espírito Santo é criativo, inovador e adapta-se à realidade de cada turma. O que temos são encontros melhorados, pois cada dá um toque especial.

Os tempos não são melhores, nem piores, são outros(amo essa frase), por isso temos sim, que usar das ferramentas que temos em mãos para ajudar outros catequistas. Fica uma pergunta: As sugestões de encontros, atividades, até mesmo os 'manuais', tem servido de muletas, ou vem agregar àquilo que preparei com carinho e responsabilidade? Cada catequista que avalie-se e se preciso, converta-se. 

Amo, quando 'acho' que estou com meu encontro montado e encontro uma sugestão, dinâmica ou uma historinha que case com aquilo que tenho em mente. Copio sem culpa e durmo o sono dos anjos, com a consciência tranquila. 

Terminando Edite, te digo, essa sua preocupação, mostra a catequista zelosa que você é. Continue fazendo aquilo que seu coração te diz pra fazer. Continue com os 'ENCONTRO CATEQUÉTICO PARA A SEMANA". Peçamos que esse mesmo Espírito que nos conduz, nos dê discernimento do certo ou errado, daquilo que convêm ou não! Sejamos dóceis! Evangelizar é preciso!

Abraço virtual apertado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário