domingo, 25 de março de 2012

O que é ser santo hoje?


Este texto nasceu depois de meu último encontro de catequese., assim também como o tema foi surgindo e crescendo de acordo com as indagações dos catequizandos que se mostraram muito interessados sobre o assunto: 
“Santidade nos dias de hoje”

 Discorrendo sobre o dia de São José, (19 de março) após as informações sobre a vida do Santo,pai adotivo de Jesus, patrono dos trabalhadores falamos também sobre o respeito e devoção a ele devidos.
Induzidos a mostrar as virtudes de São José, encontramos:
trabalhador, companheiro, educador, bom pai, aquele que valoriza a família,humilde, caridoso, sempre presente na vida do filho Jesus.
Perguntei então: p Vocês podem me dizer porque São José tinha todas essas virtudes?
  • Porque ele seguia a palavra de Deus, respondeu um
  • Porque ele tinha Deus no coração! Respondeu outra
  • Porque ele era bom...
Podemos imitar São José em suas virtudes?
  • Sim, todas concordaram
Após essa respostas eu pergunto: Então, vocês acham que é possivel ser Santo hoje?
Uma arriscou e respondeu: 
  •  Muito difícil...
Houve um momento de hesitação. Tiveram dúvidas. Porque assim como muitos de nós quando pensamos em santidade pensamos sobretudo nos altares e pedestais. Pensamos nos mártires que entregaram em sacrifício suas vidas a Deus, perseguição. Estaríamos preparados para esse tipo de vida? 
 Pensamos também na vida de pobreza e entrega total a Deus como São Francisco de Assis, Santo Antônio e outros santos da igreja dos quais conhecemos a vida de doação total.
É hora de acordarmos e assumir a santidade proposta pela igreja e pelos evangelhos nos nossos dias. É preciso entender que é possível exercer a santidade nos dias de hoje, apesar do mundo conflituoso em que vivemos.
Podemos deixar marcas na vida daqueles que nos rodeiam, nas nossas amizades, na famíliana comunidade. 
Isto é ser santo : é tratar o outro da maneira com que queremos ser tratados , é ser bom e compreensivo dentro da família e comunidade, é querer bem a todos, sem discrinação. É não julgar, acolher também o pecador, o pobre, o indigente. É amar a Deus e ao próximo.
Ser santo é mostrar para os jovens e adolescentes que apesar das facilidades do mundo de hoje , seguir o caminho certo é sempre a melhor opção., pois nós teremos em troca aquilo que escolhemos. O amanhã depende muito de como vivemos hoje.
Já diz a Palavra de Deus que “estreita é a porta que conduz ao Reino de Deus, mas larga é a porta que leva ao caminho da perdição”. Seguir Jesus, portanto, exige renúncia.
Aos poucos as crianças foram concluindo que os santos de “ontém”são aqueles que nos servem de exemplo. São aqueles que viveram imensamente o amor de Deus e que nos serve de referência.
Citando exemplos de pessoas santas nos dias de hoje, lembramos Drª Zida Arns, coordenadora da Pastoral da Criança, falecida recentemente , mas que grande benefício trouxe às crianças e mães com a eficácia do soro caseiro que reduziu consideravelmente a mortalidade infantil no país e no mundo. Assim como também outras medidas efetivas dentro da Pastoral. 
Falamos também do inesquecível João Paulo II, grande promotor da paz, modelo de santidade, irmã Dulce, recentemente beatificada..
Concluindo, ficou claro que é perfeitamente possível levar uma vida de santidade hoje. Coloque Jesus em todos os momentos de seu dia e o leve a todos os lugares. Santidade não é fuga do mundo, mas transformação da realidade triste em que vivemos. Quantas pessoas santas, muitas anônimas não vivem hoje neste mundo dando seu exemplo de caridade e vida de amor e doação a Deus e ao próximo.
Vamos seguir o caminho que Deus traçou para nõs, através de sua palavra. Ele espera que cada um faça o seu melhor.

Jovens, não desperdicem sua juventude. Vivam intensamente sabendo que podem curtir a vida, mas sem serem curtidos por ela. Levem a vida com alegria, mas não deixem a vida vos levar...Tenham certeza  de que vocês podem ser os santos de hoje, os santos de calças jeans, como dizia João Paulo II .

visto a abrangência do assunto, este texto também se encontra aqui

quinta-feira, 15 de março de 2012

Partilhando experiências e ...entusiasmo

"Acredite em você, no auxílio divino para ajudá-lo a vencer,  a construir o sucesso e transformar a realidade"
 


Desde o meu primeiro contato com minha turma de Crisma, percebi tratar de pré adolescentes dinãmicos e vivazes
Diferentemente de outras turmas com as quais já trabalhei, estes mostram-se bem participativos e questionadores. Não se intimidam em participar dialogando, interrogando , dando suas opiníões e até contestando certos fatos.
Com certeza, trabalhar com turmas assim, exige um pouco mais do catequista que tem que estar sempre atento e muito bem informado.
Mas, por outro lado isto é positivo. Vem bem ao encontro da proposta da catequese, favorecendo a interatividade e permitindo uma maior facilidade em trazer a Palavra de Deus à vivência do catequizando.
Juntos podemos desenvolver instrumentos onde possamos aprender uns com os outros, onde o catequista apenas conduz o aprendizado. Fica mais fácil sentir a relação entre a realidade e as perspectivas do evangelho.
E assim transcorreu o encontro de ontem, cujo tema era”Dignidade Humana e cidadania”. Muitas perguntas, opiniões diversas, questionamentos, assuntos co relacionados.
Proclamado o texto biblico : “Deus nos coroou de honra e glória. Deu-nos poder sobre as obras de vossas mãos e todo o universo”. Salmo 8: 6e7, a conclusão partiu de uma catequizanda: “Deus nos muitos dons e temos que colocá-los em prática”.
Já havíamos lido e interpretado o conto: “ A águia e a galinha”, portanto, os dons referidos eram a capacidade de amar, inteligência, busca por melhores condições de vida, superar dificuldades, etc..
Não podemos ficar acomodados no conforto de nossos quintais. É preciso que alcemos vôo como a águia do conto. Ir em busca de novos horizontes. No mundo de hoje não podemos nos conformar com a simples condição de “galinhas”
E durante a conversa, foram descobrindo entre elas mesmas, pequenas águias já alçando pequenos vôos. Uma delas faz parte do ministério de música, participando da celebração com seu violão. Outras duas são coroinhas, portanto segundo elas sairam da passividade para a participação ativa.
Outras duas nunca participaram da catequese e somente este ano resolveram sair do conforto de seus quintais para conhecer um pouco mais sobre Jesus e seu projeto.
Trazendo para a realidade da comunidade, foi lembrado que o pai da catequizanda que nos recebia também é uma aguia ávida por alturas. Vereador, possui um horário na rádio comunitária local onde denuncia abusos administrativos prestando grande apoio à população de forma geral.
A dona da casa também participou ativamente do encontro e no final lembrou também das “águias catequistas”. Afinal, somos ou não somos àguias, ávidas por levantar vòo e colocar em prática o projeto do Reino de Deus?
Todos nós temos um pouco de águia e um pouco de galinha. Basta descobrir dentro de nós o momento certo de nos manifestarmos de acordo com os fatos e acontecimentos. O que não podemos é ficar eternamente acomodados e temerosos de alcançar as alturas.
O encontro estava tão entusiástico que acabamos saindo um pouco fora do horário. E quando o sr. Antônio, dono da casa apareceu com um copinho de sorvete para cada uma...ah, a reunião foi-se estendendo. Incomodados que estávamos com aquele calorão, o sorvete só veio acrescentar... Ninguem manifestava o desejo de ir embora.
Eu, particularmente defino o encontro como muito produtivo. E como entusiasmo gera entusiasmo espero que também se entusiasmem comigo …


terça-feira, 13 de março de 2012

Sugestões de encontros para a catequese


1ª parte
"Jesus nos chama pelo nome , nos acolhe e nos envia"

A- INTRODUÇÃO

Acolher bem os catequizandos é de fundamental importância. É importante que o catequizando encontre sempre um ambiente acolhedor, fraterno e amigo. Ele deve sentir ali a presença de Deus através de gestos , palavras e convivência fraterna .
Jesus acolhia a todos , sem discriminação . Os pobres, os pecadores, os doentes e os abandonados excluidos do templo e da sociedade.
Podemos lembrar LC:18, 15-17 (CARINHO PELAS CRIANÇAS)
LC17, 20E 21 (O ACOLHIMENTO É SINAL DE QUE O REINO DE DEUS ESTÁ NO MEIO DE Nós) Zaqueu Lc19,5( JESUS ACOLHE O PECADOR)

B - DINÂMICA
Após a acolhida feita pelo catequista e a oração inicial proceder à uma dinâmica simples e que ajuda a aprender onome dos colegas e conhecer-se melhor:
  • Entregar cartões de boas vindas em modelos diversos direcionados a cada catequizando. Mas cada um receberá o cartão do coleguinha.
  • Um a um os catequizandos irão dando as boas vindas ao coleguinha de acordo com o nome que encabeça seu cartão
  • A cada boa vinda, os dois abraçam-se num sinal de amizade e companheirismo
  • Trocam-se os cartões e cada um fica com o seu
Refletir:
  • A importância da acolhida
  • A importância do nome e o respeito que devemos a cada um
  • respeitar as diferenças de ideias, pensamentos, participação
  • Aprender ir ao encontro do outro
  • Partilhar informações, aprendizado, etc..
  • a importância de chamar as pessoas pelo nome
  • é importante conhecer as pessoas do bairro ou da escola e se dirigir a ela pelo nome. E não pela função que desempenha: exemplo( a merendeira, a faxineira, o carteiro, etc...)

C- ILUMINANDO e aplicando à nossa realidade: Lc: 6,12-16 “Deus nos chama pelo nome”
  • Vamos ler o trecho onde Jesus escolhe os doze
  • Quando voltou da noite de oração Ele já tinha em mente quais seriam os escolhidos
  • E os chama a todos pelo nome
  • Muitas vezes chamamos as pessoas por apelidos e não seu verdadeiro nome
  • Muitos apelidos são pejorativos e causam constrangimento à pessoa.
  • Devemos respeitar aqueles que não aceitam ser chamados por apelido
  • Saber distinguir quando um apelido é carinhoso ou pejorativos
D-Celebrar: vamos fazer uma prece espontânea em agradecimento pelo nosso encontro e pelos coleguinhas que participaram conosco
ATIVIDADES:
  • pedir a cada catequizando que entreviste seus pais e busque saber a origem de seu nome, para que possa ser compartilhado no próximo encontro


Tudo isso favorecerá o entrosamento não só nos encontros catequéticos como em toda a comunidade.


Modelos de cartões que copiei aqui , com a devida autorização da Késia que sempre compartilha coisas maravilhosas.






Oração: Intimidade com Deus!


2ª parte
A- A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

Este encontro pode ser uma continuidade do anterior. Em Lc 18, 15-17 lemos sobre a escolha dos doze apóstolos: “Jesus passou toda noite em oração”. Várias passagens da Bíblia nos mostram Jesus dando o exemplo da importância da oração. Em turmas mais adiantadas pode-se dialogar sobre o assunto perguntando se lembram de alguma passagem desse gênero.
Vamos refletir sobre a importância da oração escutando uma história.

B- UM OLHAR PARA A REALIDADE

Você é especial para Deus”
Há uma lenda entre os índios de uma aldeia isolada à beira da floresta. Por anos sem conta os adultos da aldeia cumpriam uma certa rotina. Um por um , eles eles costumavam sair sorrateiramente da aldeia e seguir uma trilha floresta adentro até chegarem a um riacho de águas prateadas.
Sobre o riacho havia um tronco caído, já gasto pelos muito pés que sobre ele haviam passado. Olhando em volta, para garantir que ninguém o estava observando, o índio caminhava sobre o tronco. Agachando-se, olhava para o riacho e via seu reflexo na água. Daí, falando em voz baixa, começava a conversar com o riacho e lhe contava os segredos mais profundos de seu coração. Isso lhe dava uma sensação de alívio e bem estar. Ao terminar, voltava para a aldeia.
Mesmo que todos os adultos da aldeia fizessem isso regularmente, ninguem mencionava o assunto. Apesar disso, todo mundo parecia saber que todos faziam a mesma coisa.
Um dia duas crianças índias encontraram a trilha na floresta e encontraram o riacho das águas prateadas. Vendo o tronco sobre o riacho, caminharam sobre 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000ele e olharam para baixo. Na água, viram os reflexos de seus rostos. Não demorou muito e elas estavam conversando com o riacho, contando segredos de seus corações. Com isso elas se sentiram muito bem.
Correndo de volta pela trilha, entraram na aldeia e chamaram os adultos para contar o que haviam descoberto. Sabendo que seu segredo havia sido descoberto os adultos sentiram-se ofendidos e ameaçados . Então expulsaram as crianças da aldeia a pedradas.

REFLETINDO: Segundo os índios, todos precisamos de alguem com quem se relacionar, poder falar de todos os nossos segredos do coração. Mas fazer isso é sinal de fraqueza, ninguem quer que os outros saibam dessa necessidade. Muitas 0000000000vezes o homem no seu individualismo e independência vê com relutância um pedido de ajuda a Deus, um agradecimento ou um pedido de perdão. No íntimo de cada pessoa há uma voz que sussurra, dizendo-nos que apesar do que possa dizer o resto do mundo, Deus nos ama e nos ouve. Somos especiais para Ele.

C- TRAZENDO PARA A REALIDADE:

Em nossa sociedade muitos estão condicionados a pensar que depender de Deus é sinal de fraqueza. Pensam que “sucesso” é a capacidade de enfrentar a vida sozinho, de vencer sem qualquer ajuda, especialmente de Deus. E então lançam -se avidamente em busca por prazeres e riqueza fácil dedicando muito pouco ou quase nada de seu tempo a Deus. Tem sua mente focada apenas em coisas materiais. Para muitos, “deixar a vida sob o controle de Deus” é sinal de uma pessoa fracassada que não conseguiu vencer sozinho e precisou pedir socorro à Deus. Não encaram com naturalidade a “dependência de Deus”. No íntimo de cada pessoa existe

D- GUARDAR PARA A VIDA: (TRANSFORMAÇÃO)

Antes de 0tomar uma importante decisão, Jesus retirou-se para rezar. A Bíblia nos mostra várias situações em que Jesus retirava-se para rezar. Ele precisava dessa Intimidade com o “Pai”
Podemos lembrar da passagem no deserto onde Jesus encontrou forças na oração para livrar-se das tentações do demônio. A oração no Horto das oliveiras . A ressucitação de Lázaro onde Jesus orou antes de ordenar a Lázaro que saísse do túmulo e assim diversas outras passagens biblícas.

O QUE È ORAR?
Orar (rezar) é conversar com Deus. È ter um encontro íntimo com Deus.
É agradecer, louvar e também pedir graças ou pedir perdão.
Assim como Jesus devemos sempre encontrar um momento para falar com Deus .Falar de nossas dificuldades, desafios, vontades, alegrias e tristezas. É abrir o coração a Deus expor dificuldades e alegrias existentes na família, na escola, no grupo de catequizandos, no grupo de colegas, etc. Para rezar não precisamos sómente de fórmulas prontas. Abra o seu coração a Deus em qualquer lugar onde achar conveniente.
Você pode fazer essa experiência de Deus no ônibus, na escola, no caminho para a escola ou catequese, no seu quarto em silêncio, numa rua movimentada além é claro das ocasiões em que vai à igreja. A verdadeira oração brota do interior da pessoa, a partir de sua realidade, necessidade de encontro e diálogo com Deus.
Embora colocar-se de joelhos, mãos postas, um altar e formalidades sejam formas de ritos religiosos, a oração é algo espontâneo e deve acontecer entre a pessoa e Deus , sem muitas formalidades e pode ser feita em qualquer lugar onde você esteja. O importante é a atitude de escuta, é sentir no coração como Deus está se manifestando.

E- MOMENTO DE ORAÇÃO( CELEBRAR)
  • Prece esponânea a Deus por nos proporcionar situações de crescimento espiritual
AÇÃO CONCRETA:
  • colocar em prática o ato de se aproximar de Deus pela oração em qualquer momento do dia e principalmente pela manhã e ao deitar.
  • Pedir que cada catequizando interiorize uma oração espontânea para o próximo encontro.
  • Pode ser de louvor , agradecimento, pedido de graça ou perdão

OBS: É fundamental ir despertando no catequizando, em cada encontro catequético, o conversar com Deus , abrir-se para escutá-Lo, senti-Lo e expor suas alegrias e vitórias, assim como tambem as dificuldades e tristezas na família, nos fatos e acontecimentos expostos na sua realidade de comunidade ou apresentados diariamente na mídia.








domingo, 11 de março de 2012

Vamos divulgar!!!!!

Lista atualizada Catequistas Unidos !!

51. http://www.catequistaamadora.com.br/


Reflexão: Campanha daraternidade 2012



“Que a saúde se difunda sobre a terra”

Houve um tempo em que a doença era considerada consequência do pecado. No tempo de Jesus, a lepra hoje hanseníase, era tida como resultado de um castigo de Deus por um pecado cometido. E então os portadores da doença eram considerados “impuros”. Viviam excluidos da sociedade.
No geral a população vivia em precárias condições de vida , assim como também não dispunham de conhecimentos científicos e terapêuticos para a cura das doenças.
Com o avanço da medicina, o avanço das pesquisas e também gradativamente o melhor acesso às informações, sabe-se hoje que dispomos de condições inesgotáveis para melhorar a qualidade de vida e de saúde.
As campanhas educativas com objetivos bem definidos e acões específicas e concretas trouxeram resultados surpreendentes.
Podemos citar como exemplo os vários tipos de vacinas que contribuiram para a concientização da população sobre a importância da prevenção. Assim também como o soro caseiro, medicamento tão simples introduzido pela saudosa Drª Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. Uma simples medida que poupa ainda hoje muitas vidas infantis.
E assim, uma série de outras campanhas educativas que convocam a população a se prevenir contra males futuros.
Atualmente, o que tem preocupado a população neste verão chuvoso é a Dengue.
 O acesso à educação também é muito importante no tocante à prevenção de doenças. População mais instruida assimila melhor as informações e toma consciência do perigo a que expôe suas vidas e de seus familiares por pura negligência.
Portanto, embora os avanços na tecnologia e ciência tenham caminhado a largos passos é necessário também proporcionar à população melhores condições de vida e acesso fácil à informações. 
Moradia , educação, salário justo, lazer , acesso aos serviços de saúde fazem parte desse suporte de viver dignamente.
A doença, como se pensava antes, não faz parte do plano divino. Ela decorre de nossa fragilidade humana e descaso com a própria saúde.
Muitos são os fatores ambientais que interferem na nossa saúde, assim como também a genética tem seu peso .
É fundamental o cuidado pessoal de cada um com seu próprio corpo, sempre procurando manter hábitos saudáveis de bem viver evitando vícios, vida desregrada, manter uma alimentação saudável e bons habitos de higiene corporal e doméstica.
Ciência e religião caminham juntas. Uma não dispensa a outra..
A Ciência com suas modernas descobertas, fruto da inteligência humana, dom divino. A Religião como conforto espiritual, baseado na presença e misericórdia de Deus e que nos exorta a não abandonar os doentes à sua própria sorte, muito menos culpá-los.
É dever do Poder Público preocupar-se em fornecer condições de saúde favoráveis para o povo, o que não dispensa a sociedade e cada um de nós de fazer a sua parte..
O amor e o cuidado com os doentes, revela sobremaneira como exercitamos nossos princípios cristãos.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Amigo Secreto de Páscoa

Participem!!!!

Dia Internacional da Mulher

"Mulheres famosas e comprometidas com a causa do Reino de Deus"

A mídia divulga diariamente certas personagens, atores e atrizes de cinemas e novelas, personalidades públicas, e as torna famosas pela constante apresentação à sociedade. Muitos sonham com uma exposição assim para se tornarem também famosos.
Maria, mãe de Jesus é a mulher famosa por excelência, não pela exposição na mídia- que naquela época nem havia, mas pelo fato de ser, graças a seu “sim” a Deus, mensageira da boa- -nova trazida por Jesus.Ela foi engrandecida pela graça de Deus e pela fidelidade ao compromisso que Deus lhe confiou.
É exemplo a ser seguido, pois colaborou com o plano de salvação que Deus tem para a humanidade. Ainda hoje ela nos convoca e nos indica o caminho a seguir: “fazer tudo o que Jesus nos pede”.
A exemplo de Maria há muitas “mulheres famosas”, que mesmo no anonimato, estão comprometidas com o projeto de Jesus e trabalham pelo crescimento do Reino de Deus. Elas também nos fazem o constante apelo a “fazer o que Ele disser”.
Sem essas “mulheres famosas” que atuam em favor da vida e contra os sinais de morte, não haverá transformação da sociedade. Atentas aos sinais dos tempos, a exemplo de Maria, unem-se à missão de Jesus e procuram, com seu trabalho, motivar as famílias e as comunidades a descobrir a vontade de Deus dentro da realidade em que vivemos.
Graças ao constante apelo, ao trabalho árduo e, muitas vezes “invisível” dessas mulheres, a comunidade pode transformar a água em vinho, símbolo da vida nova proposta por Jesus. Assim como Maria conseguiu mover o coração de Jesus, também essas “mulheres comprometidas” conseguem mover o coração da sociedade. Tornando-se pequenas, conseguem ser grandes e famosas diante de Deus.
Maria, mãe de Jesus, foi assim: mulher silenciosa, ciente de sua missão, sem fazer alarde pede aos serventes que sigam o apelo de Jesus. Então os convidados podem comemorar com alegria e a festa se torna plena.

Pe. Nilo Luza,

quarta-feira, 7 de março de 2012

Dinâmica das cores

Meu primeiro encontro de Catequese de Crisma
Dinâmica das cores.: Esta dinâmica tem por objetivo despertar no catequizando a conciência de seu compromisso com a catequese e as atitudes que dele se espera.
Adolescentes são jovens vivazes e espontâneos, o que é sem dúvida louvável e produtivo O fato é que costumam exagerar na vivacidade e confundem entusiasmo com extremismos de alegria. Acaba virando baderna acompanhada de irresponsabilidade.
  • Foi apresentado à turma seis corações de cartolina em cores diversas; (branco, verde, amarelo, magenta, laranja, terra queimada)
  • Cada catequizando deveria escolher o seu e pensar o que aquela cor representava para ele.
  • Após alguns segundos interpelei-os um a um para que dissessem o que pensavam sobre a respectiva cor.
  • E assim, um a um foram dizendo o que aquela cor representava para eles.
  • Após ouvir a todos, autorizei que abrissem os corações e comparassem ou complementassem suas respostas.
  • Cada um leu a resposta que estava escrito em seu coração e eu fui falando sobre as mesmas
Para refletir:
Como podemos associar as cores e seu significado com a catequese?
Como cada uma dessas cores se aplica nos nossos encontros catequéticos?

Explicando; (um olhar para a realidade):
O que vamos buscar em cada encontro catequético?Após ouvir várias respostas, fomos conversando e completando:
Nos nossos encontros vamos buscar:

Alegria, ardor pela palavra,companheirismo, amizade, responsabilidade consciência, maturidade, luz para nossos caminhos (brilho), harmonia, esperança,felicidade, brilho da Palavra de Deus, Amor, tranquilidade

Vivenciando:
Foi então distribuido a cada catequizanda um ficha de cartolina . Ali deveriam escrever a palavras que mais lhes chamou a atenção e que poderiam ser aplicadas à catequese ou mais especificamente aos nossos encontros catequéticos
Surgiu então esta lista:
  • alegria
  • respeito
  • harmonia
  • confiança
  • tranquilidade
  • maturidade
  • esperança
  • ardor pela palavra
  • paz
Conclusão : Essa é a postura que esperamos de cada um de vocês. Que os encontros possam ser momentos alegres e amigáveis, onde possa reinar tranquilidade , paz e amor. Que cada um respeite seu coleguinha , aja com maturidade e tenha pela confiança no amor de Deus.
Para que nossos encontros ocorram assim num clima harmonioso é preciso que cada um se comprometa com a causa. É responsabilidade de todos.

Finalizando: Pode-se pedir que façam um cartaz com os compromissos.

domingo, 4 de março de 2012

Missa de envio dos catequistas

"Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus"Lc 9,62

Aconteceu hoje, dia 04/03/2012, em nossa Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida a Missa de envio dos Catequistas., marcando assim mais um ano catequético.
Convidados os pais e catequizandos marcaram a sua presença prestigiando esse grande momento dos catequistas de seus filhos.
Na homilia nosso pároco, Pe. Antônio ressaltou a importância da missão do catequista, sua força e perseverança na transmissão da mensagem do evangelho. Exortou aos pais , que como primeiros catequistas de seus filhos os acompanhem nesta caminhada, pois seu exemplo é de grande importância na formação e aprofundamento da fé de seus filhos.
A presença na missa não deve ser encarada apenas como mais um compromisso social que os levará aos sacramentos. Mas que os encontros catequéticos assim como também a missa dominical vá além do simples compromisso social. Que todos, pais e catequisandos, possam fazer uma verdadeira experiência de Deus, presença constante em nossa vida.
Agradecendo pela gratuidade no serviço de evangelização de crianças, jovens e adultos da nossa paróquia , impôs as mãos sobre os catequistas abençoando suas vidas e seus trabalhos catequéticos iluminados pela Palavra de Deus.
Fizemos também a consagração a Nossa Senhora, pedindo que nos acompanhe nessa caminhada e que nos ampare nas dificuldades que porventura possam surgir.
Parabéns a todos catequistas por abraçarem com gratuidade tão honrosa e significativa missão.


Agora devidamente enviados e sob a luz do Espírito Santo, nossa catequese inicia-se na próxima semana.
Meus encontros catequéticos acontecerão toda 3ª feira às 19 horas com uma hora de duração, no mínimo, podendo ser estendido se houver necessidade.. O horário foi escolhido favorecendo o horário escolar dos catequizandos que terminam as aulas às 18 horas. Segue o esquema “Catequese Familiar”, acontecendo a cada semana na casa de um catequizando.
Também hoje à tarde tivemos 2 horas de formação litúrgica, que também foi muito útil. Essa formação se completará num total de 4 encontros quinzenais acontecendo às 5ªs e sábados para favorecer a todos os interessados.
Quero dizer também à Ângela que hoje chegou-nos às mãos o impresso para os “Encontros Catequéticos para Crianças e Adolescentes” que serão trabalhados durante a Campanha da Fraternidade.
Já dei uma rápida visualizada e pude constatar que será de grande valia. Algumas dinâmicas eu já tinha tomado conhecimento através dos vários canais de divulgação pela net e já as tinha selecionado . Mas agora, com tudo assim à mão e sequencialmente tudo ficará melhor estruturado. Parabéns pelo trabalho.
Um forte abraço a todos.