sábado, 3 de novembro de 2012

Sabedoria: "Olhai os lírios do campo" Mt6,28-29

                         
Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Mateus 6:28-29
           
"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham, nem fiam. Eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles" (Mateus 6:28-29).

foto do meu quintal
Eu gosto muito de admirar a beleza das flores. E olhando para os lírios de meu quintal, não pude evitar que me viesse à mente essa passagem bíblica.
As flores nos falam da simplicidade e beleza da vida. E, com certeza foi esta a analogia que Jesus nos quis fazer  entender : "A beleza da vida está na simplicidade".
Nos dias de hoje, difícil é ficar longe das preocupações e ansiedades geradas pela insegurança, medo e falta de esperança que pairam no ar. Não tem havido muito espaço para a chamada "paz de espírito".
 O mundo parece estar a cada dia mais povoado de perigos. Vivemos tensos e ansiosos, preocupados com o amanhã de nossos filhos e netos. 
Em nossa catequese, sempre procuramos dar o melhor de nós, mas a impressão é que muitas vezes não conseguimos chegar até nossos catequizandos.
E fica aquela pergunta no ar: Como será o futuro de nossas crianças e nossos jovens num mundo tão tumultuado  e de valores invertidos gerando princípios pagãos?
 E são essas preocupações exageradas e ansiedades que  acabam por encobrir a beleza da vida. As cores da vida ficam desbotadas ao nosso redor.
 Jesus nos fala dos"lírios do campo que não trabalham nem fiam, e no entanto nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles".
  Está claro que não devemos tomar as parábolas de Cristo ao pé da letra e ficar deitados à espera de que tudo nos caia do céu. É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste , sem beleza e prejudicaria o progresso.
Os lírios com sua singular beleza  , assim como todas as outras flores são mensagens sutis  de esperança para aqueles que tem fé. É a presença do Criador que transparece na simplicidade e beleza  das flores como as nos dizer: "Coragem, não desanime! Confie!
Eu vos criei, vos enviei e estou aqui conduzindo o fio de sua vida. Veja quanta beleza eu preparei para você!"
As flores são mensagens de Amor que Deus envia para cada um de nós  a completar as mensagens que tomamos conhecimento através da Bíblia.  
Nas flores eu vejo a beleza e a bondade de Deus!  Somente um Pai misericordioso enviaria  tão rara beleza num mundo de dias tão difíceis, onde os valores cristãos estão a cada dia mais esquecidos.

 Cristo quer que sejamos dinâmicos e entusiastas em buscar o nosso pão de cada dia. Mas não esquecendo o dom da partilha que nos aproxima dos irmãos necessitados. Sem a preocupação em acumular riquezas ou qualquer outro bem material. É colocar a honestidade , a compaixão e o amor ao próximo em primeiro lugar. Vaidades e paixões passageiras nos afastam do amor de Deus. 
E agindo dentro de princípios cristãos, vamos construindo também o reino de Deus.
As flores são pistas deixadas   pelo Grande Artista do Universo  à beira do nosso caminho. Cabe a nós decifrá-las.  Intui que olhemos para nosso interior e decifremos nossas belezas escondidas, nossos dons, nossa preocupação em alegrar também o irmão, em partilhar.
E, seguros na mão de Deus, como uma criança que se sente segura nas mãos do Pai, seguimos confiantes , mais leves e mais cheios de esperança.
  E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso fútil e vazio, o desejo irrefreável de consumo,  atendendo aos apelos do comércio,  nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.

                                              
  Viver como as flores
Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Mateus 6:28-29
     
Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Mateus 6:28-29   Viver como as flores

Era uma vez um jovem que caminhava ao lado do seu mestre. Ele perguntou:

- Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. 
Algumas são indiferentes, outras mentirosas… Sofro com as que caluniam…
- Viva como as flores! – advertiu o mestre.
- Como é viver como as flores? – perguntou o discípulo.
- Repare nestas flores – continuou o mestre – apontando lírios que cresciam no jardim. Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas…

Não é sábio permitir que os vícios dos outros nos importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora… Não se deixe contaminar por tudo aquilo que o rodeia… Assim, você estará vivendo como as flores!

lírios de meu quintal

2 comentários:

  1. A leitura da palavra de Deus sempre traz ensinamentos para serem aplicados em nosso dia a dia. Pois é, o lírio do campo cresce formoso porque a mão do Senhor o formou e assim são com as nossas vidas, se se deixarmos que Ele nos molde cresceremos felizes sob a Sua proteção e nada nos faltará.
    Beleza de meditação, minha amiga!
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Nos dias atuais falta espaço para que cheguemos à simplicidade e beleza dos lirios do campo.Mas seguindo as "pistas" deixadas por Jesus encontraremos sempre uma nova direção.

    ResponderExcluir