sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Missa do 1º Domingo do Advento



Irmãos e irmãs presentes nesta celebração, Bom dia!
E a você ouvinte que participa desta celebração através da rádio Bela Vista FM, BOM DIA!
O Senhor está prá chegar. É tempo de oração e recolhimento em atitude de espera Daquele que é a justiça em pessoa e veio para trazer um Reino de justiça de Paz. Que todos que nos ouvem em suas casa possam neste momento solene estar em oração, na intimidade com Deus.

RITOS INICIAIS
Iniciamos um novo Ano Litúrgico, celebrando o Tempo do Advento. Ao acender a primeira vela da coroa do Advento, façamos desse tempo sagrado um roteiro espiritual de oração e boas obras. Tempo também de reunir as famílias nos grupos de novena, para que o verdadeiro espírito do Natal reine nos lares cristãos e aproxime as pessoas afastadas da fé. Neste ano da Fé, refaçamos nossa adesão ao mistério de Cristo, numa caminhada que culmina com a próxima Festa de Cristo Rei.Advento é tempo de espera. Tempo de reflexão e oração. No Advento encontramos o clima perfeito para nos aproximarmos de Deus e do próximo. Advento, tempo de fortalecer a fé, a esperança e a caridade em preparação para o nascimento de Jesus.
CANTEMOS pra receber o presidente desta celebração e seus auxiliares.
ACOLHIDA (Após a acolhida acende-se a 1ª vela da coroa do Advento)

A Coroa do Advento lembra a preparação para o Natal, festa da Luz e da Vida, quando Deus deu-nos de presente seu filho Jesus Cristo, Emanuel, o Deus conosco.
A Coroa circular sem início e sem fim recorda a eternidade do Filho de Deus e cada vela acesa a cada domingo simboliza a luz do Senhor cada vez mais próximo até fazer-se Sol- nascente que vem nos visitar e morar conosco no Natal.

A seguir um catequizando acende a 1ª vela do advento, dizendo:
Bendito sejais, Deus da esperança, pela luz de Cristo, sol de nossa vida, a quem esperamos com toda ternura do coração”

ATO PENITENCIAL

ORAÇÂO DO DIA ( OREMOS.........)
Intenções da Missa de hoje- pelo bom êxito da nova administração municipal, pelas crianças da catequese e pelos doentes de nossa comunidade ( ver outras intenções em folha anexa)

LITURGIA DA PALAVRA:

A palavra de Deus neste 1º domingo do advento nos faz uma primeira abordagem à “vinda do Senhor”. Na primeira leitura, pela boca do profeta Jeremias , o Deus da Aliança anuncia que é fiel às suas promessas e vai enviar a seu povo um novo “rebento” da família de Davi.Fecundidade, bem estar, vida em abundância serão os frutos da ação do Messias.
A segunda leitura convida-nos a não nos instalarmos na mediocridade e no comodismo, mas a esperar numa atitude ativa a vinda do Senhor onde é fundamental a vivência do amor.
Fiquemos em pé para aclamar o evangelho.

1ªLeitura:......................................2ª Leitura:______________________________________

PROFISSÃO DE FÉ
PRECES DA ASSEMBLÉIA:...folheto......................( + 2 pedidos )(................................)
  • Vinde Senhor, para que sua Luz se materialize em nosso coração e nos ajude a ter um olhar de profundidade em relação à realidade para não nos deixarmos manipular pelo materialismo , vos pedimos....
  • Vinde Senhor, para que vivamos no dia a dia o amor, o serviço ao outro, a humildade, a verdade, valores vividos por Jesus Cristo e que prefiguram seu reino, vos pedimos...


LITURGIA EUCARÍSTICA:( PROCISSÃO DAS OFERTAS)
Da mesa da Palavra passamos à mesa da Eucaristia. Ambas nos fortalecem na missão e na caminhada em busca da Santidade.
Junto ao pão e ao vinho, colocamos também no altar do Senhor também nossos dons, trabalhos, alegrias e sofrimentos.Tudo seja feito para glorificar ao Senhor!
Alegres CANTEMOS......

COMUNHÃO
Na Eucaristia, Deus manifesta a forma extrema do Amor. Busquemos o Senhor.Convertamos o nosso coração e arrumemos a nossa casa interior. Fiquemos vigilantes e atentos. Deus nos convida. Ele quer fazer morada em nossos corações.
Neste momento Cristo se faz presente em nós pela Eucaristia. Você que está em casa faça também sua comunhão espiritual.
CANTEMOS

AVISOS DA SEMANA
RITOS FINAIS: Bênção final


Um comentário:

  1. Olá Edite, tudo bom?! Estou fazendo uma visitinha para elogiar seu blog, está muito bonito e gostei da idéia de postar a Missa do Advento aqui! E também queria convidar você para visitar meu novo blog o www.catequizarcomjesus.blogspot.com que já está participando aqui do seu blog com o meu perfil pessoal! E também te convidar para visitar o nosso outro blog, o nº 83 da lista dos Catequistas Unidos!

    FIque com Deus!

    ResponderExcluir