terça-feira, 13 de novembro de 2012

Encontro de Catequese de Crisma; Buscando a Deus



 Ação Salvadora de Deus na História
Buscando a Deus
Todo ser humano precisa buscar a Deus para se realizar, pois nada pode satisfazer essa necessidade de relacionar-se com Deus, a não ser o próprio Deus.
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” – Hebreus 11:6
  • Diante da realidade dos dias de hoje marcado por tanta violência e libertinagem , tantas tragédias acontecendo, a vida desvalorizada, os valores invertidos, muitos chegam a desanimar com o pensamento de que Deus esqueceu-se de seu povo.
  • Não podemos nos esquecer que Deus esteve e está sempre junto de seu povo. Foi o chamado de Deus através de Moisés que tirou o povo da acomodação e fez com que saísse da escravidão em busca de liberdade.
  • ( Ex 2, 23-25)“Os israelitas que gemiam sob o peso da servidão, clamaram e do fundo de sua escravidão, subiu o seu clamor a Deus”
  • (Ex 3,7 - 8) “Eu vi , eu vi a aflição do meu povo que está no Egito. E ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa onde mana leite e mel
  • É Deus que liberta o povo das situações de morte e ajuda a revertê-las em benefício da vida
  • O Êxodo nos revela que Deus é pura misericórdia, sempre pronto a tomar a defesa de seus filhos
  • Deus sustenta a esperança do povo de que : “poderá vencer o mal e de viver na paz e na justiça” ( Is 65, 17- 25)
  • Deus sustenta a luta do povo por uma vida melhor. Anima e estimula o crescimento de cada pessoa e de toda humanidade.

NOSSA BUSCA POR DEUS
  • deve ser uma busca diligente: buscar a Deus sempre com uma prioridade e uma paixão que não se emprega em qualquer outra busca. Busque a Deus com muito zelo. Empenhe-se nessa busca e Ele se mostrará.
  • Deus deve vir primeiro em nossos corações
  • Nossos corações têm de estar livres de qualquer interesse que entre em conflito ou qualquer outro desejo. 
    Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5:8).
  • Em nosso anseio por Deus devemos ser totalmente sinceros, e em nossa busca por Deus devemos estar apaixonadamente comprometidos. Ele merece nada menos que o nosso todo.
  • Deus está sempre do nosso lado, mas às vezes não o percebemos
  • É aí que devemos nos sentir estimulados nessa busca, porque `algumas vezes nos tornamos cegos e não queremos enxergar o obvio
  • Deus não é neutro em relação à inclinação dos nossos corações. O seu desejo é que nós o encontremos. Ele anseia por aqueles que se alegram com ele. “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros” (Tiago 4:8)
    . Ainda há um perigo: não podemos mentir a nós mesmos dizendo estarmos buscando a Deus se de fato são apenas algumas das bênçãos de Deus que buscamos.
  • Tendo buscado a Deus fervorosamente, seremos enriquecidos pela alegria de um coração que transborda com sua glória.

GUARDAR PARA A VIDA

  • Não devemos ser cristãos passivos, banalizando os acontecimentos e ações destruidoras que vemos nos dias de hoje.
  • Temos que ser cristãos confiantes na presença de Deus no meio de nós
  • Deus é inimigo de todas as forças que destroem a vida e impedem o crescimento das pessoas.
  • É Deus da vida, nunca da morte!
  • Busquemos sempre a Deus na Eucaristia. Ela nos fortalece e nos aproxima de Deus.

CONVERSANDO E RESPONDENDO
  • Vocês já viveram uma experiência forte com o Deus da Vida, o libertador? Contem ao grupo.
  • Deus quer o sofrimento das pessoas? Ou quer o bem estar delas. Citem fatos da vida e da Bíblia que confirmem opiniões de vocês.
  • Vocês concordam com a expressão popular diante do sofrimento:”Deus quis assim” ou “Foi da vontade de Deus”?
  • O que podemos fazer hoje para salvar as pessoas das situações de dor, miséria, violência e abandono que causam tanto sofrimento ? Como ajudar essas pessoas?
  • Temos buscado o Senhor em meio às lutas dessa vida? Temos nos entregado a essa busca no intuito de estarmos mais perto dele para que tenhamos vida?
Somos criados para a vida, para buscar o Senhor e encontrá-lo e não para nos frustrarmos em uma busca sem objetivo. Busque o Senhor e o encontre-o, recorra a Ele e desfrute as riquezas do Seu majestoso Reino.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário