terça-feira, 9 de outubro de 2012

Novena da Festa de Nossa Senhora Aparecida- Padroeira do Brasil e de nossa Paroquia


Irmãos e irmãs aqui reunidos para celebrar esse 6º dia da novena em honra à nossa Padroeira, Senhora Aparecida, BOA NOITE.
O tema desta noite “Maria: Alegria do nascimento de Jesus, o Deus conosco”, nos coloca diante Daquela que entre todas as mulheres da terra foi escolhida por Deus de forma gratuita para colaborar no plano da Salvação, sendo destinada a conceber e dar à LUZ SEU FILHO JESUS.

RITOS INICIAIS:
É com grande alegria que nos dispomos a celebrar o mistério de nossa fé e nossa vida em comunidade nos dispondo a colocá-la em prática em nossas atividades cotidianas.
A Igreja do Brasil está em festa pois é a Solenidade da Santa Mãe de Deus, ela que participou da vinda gloriosa do Salvador e nos deu como dom mais sublime, Jesus , o Príncipe da Paz.
  • Iniciando esta celebração sob o olhar e a bênção do Senhor , coloquemo-nos diante de Maria confiantes em sua glorosa intercessão por todos nós. Hoje, dia do nascituro, peçamos a Maria que caminhe sempre conosco em defesa da vida.
EM PÉ, CANTEMOS PARA RECEBER O PRESIDENTE DESTA CELEBRAÇÃO E SEUS AUXILIARES
CANTO DE ENTRADA:.............................

2 -ENCENAÇÃO: Nascimento de Jesus (saudação com beijo do padre no altar.)
  1. Entrada de José e Maria
Para salvar a humanidade Deus escolheu pessoas simples, mas tementes e fiéis a seu projeto de vida plena. Exultem de alegria todas as criaturas , as do céu, as das águas e dos mares, as do cosmo e dos mais profundos oceanos porque Deus veio morar entre nós
Brote de nosso coração uma prece sincera de gratidão Àquele que se fez criança, e é singeleza e Salvação. A vida se tornou jubilosa, ó Maria, porque acolhestes o Deus que vos amou e vos chamou à maternidade divina.”
Vamos abrir as portas de nosso coração para que Jesus possa nascer, cantando....
CANTO: Maria de Nazaré( enquanto cantam , entram os personagens Maria e José)
  • Apresentação do Menino Jesus
Chegou para nós o Cristo esperado. Jesus nasceu: “DEUS ESTÁ CONOSCO!”( palavras ditas junto com o choro de bebê)
enquanto Maria e José saem , vem o canto
CANTO: “ Quem é essa que avança como aurora” ( Pe. Marcelo)

3 – ACOLHIDA: Padre( O padre faz a acolhida formal aos fiéis)

4-ENTRADA DO BARCO COM A IMAGEM DA SENHORA APARECIDA
Esta celebração litúrgica é marcada pelo pedido de intercessão a Maria, Padroeira de Nossa Pátria junto a seu Filho Jesus. Ao pedirmos bênçãos para o Brasil, nos dispomos também a sermos instrumentos daquilo que pedimos, no empenho por um país melhor , mais humano e mais fraterno conforme o projeto de Deus.
Santa mãe de Jesus, tivestes a manjedoura, onde pusestes o Menini, que das alturas desceu, ensinando-nos que a vida é a melhor riqueza, e por isso Ele é o Emanuel, “DEUS CONOSCO”
Com o olhar fixo em Maria reflitamos o significado de sua presença em nossas vidas, cantando...
CANTEMOS para receber a imagem.
CANTO: ROMARIA
CONTEMPLANDO MARIA:( Depois que chegar a imagem)
Virgem Santa, Luz que crepita, coração que palpita tão cheio de alegria, pois nos trouxestes a Luz do dia. Que não haja mais amargura, que a dor se transforme em esperança e não haja mais divisão na terra entre os irmãos, que a vida seja respeitada.”

5-ATO PENITENCIAL-
  • Senhor que viestes procurar quem estava perdido, Tende piedade de nós/
  • Cristo que vieste dar a vida em resgate de muitos, tende piedade de nós
  • Senhor, que congregais na unidade os vossos filhos dispersos, tende piedade de nós

6-GLÒRIA:-CORAL

7-ORAÇÃO: Por todos os nascituros, crianças indefesas impedidas de nascer

8- LITURGIA DA PALAVRA
A palavra de Deus deve ser acolhida com fervor. Sua presença permanente e leitura constante nos orienta para a construção de uma sociedade nova fundamentada nos princípios divinos. “Acolhendo a Palavra de Deus, tenhamos a mesma alegria dos pastores, dos Anjos e de Maria e José”. Vamos todos ficar em pé para recebermos alegremente este livro que é guia de nossa vida diária, nos ensina a amar o próximo e a respeitar a vida. CANTEMOS.....
Ouçamos as leituras deo livro de Isaias seguida pelo salmo 110
I LEITURA- is 52, 7-10:..................... SL 110- Cantado
EVANGELHO: Lc 2, 1-14
O nascimento de Jesus não é apenas um evento passado. ELE renasce todos os dias em nossas vidas através da manifestação do nosso amor e assim o acolhemos com paz, esperança e desejo de construir um mundo mais justo.”Ao revivermos este momento feliz do nascimento de Jesus, exaltamos a vida porque ela veio de Deus. Sabemos que nenhuma ciência pode dar o dom da vida e não tem o direito de querer destruí-la.”
Ouçamos a Boa Notícia do nascimento de Jesus e prestemos atenção para perceber o que nos impressiona mais neste acontecimento.
EM pé, CANTEMOS....................

PRECES DA ASSEMBLÉIA :
Pela intercessão de Maria, elevemos a Deus nossas preces, rogando:
ASSEMBLÉIA: Virgem Maria, intercedei a Deus por nós.
  • Senhor, fortalecei a fé e a esperança de todos os que a exemplo de Maria meditam em seu coração a Vossa Palavra, nós vos pedimos
  • Senhor, amparai e protegei todas as crianças vítimas de violência doméstica, exploração sexual e vítimas de abanndono nas ruas e praças de nosso país, nós vos pedimos...
  • Abençoai as mães para que a exemplo de Maria sejam firmes na caminhada e confiantes na Providência Divina, nós vos pedimos...
  • Senhor abençoai a nossa Igreja e seus pastores para que sob s intercessão de Maria sejam merecedores de suas bênçãos e continuem buscando a paz e a fraternidade entre os povos. Nós vos pedimos....
  • Senhor, iluminai os nossos representantes eleitos para que governem com justiça, sob o olhar da Nossa Senhora Aparecida, trabalhando para o bem comum sempre a favor dos menos favorecidos.
  • Senhor, vinde ao encontro dos mais fracos, defendei a vida , devolvendo aos que ainda não nasceram o direito de nascer.

LITURGIA EUCARÍSTICA:( Procissão das ofertas- oferta de alimentos)
Juntamente com o pão e o vinho,neste momento Senhor queremos com fé vos ofertar nossa vida de comunidade, nossas alegrias, fracassos e vitórias como frutos de amor para o vosso altar.
Estes alimentos que agora ofertamos, Senhor, são frutos do nosso trabalho. Abençoa-os e que nunca nos falte à mesa, e que possam chegar também à mesa dos mais necessitados através do dom da partilha.

COMUNHÃO: “ Ó Jesus, Pão do Céu que nos alimentais e nos sustentais todos os dias na vivência da fé e na busca da paz, vinde e não nos abandoneis”. CANTEMOS
OREMOS: pós comunhão

BÊNÇÃO DO Ssmo.
CONSAGRAÇÂO A NOSSA SENHORA: celebrante

ENTRADA DAS FLORES: As crianças são o futuro da nação. Cuidemos delas com o mesmo carinho e atenção que Maria dedicou a seu Menino Jesus.
Vamos apresentar no altar da Virgem Santa Mãe de Deus, nossa vida com todas nossas dificuldades e alegrias, nossos pedidos e agradecimentos, representados simbolicamente pelas flores.

BÊNÇÂO FINAL

Agradecimentos: Queremos externar nossos agradecimentos ao Pe. Luis que celebrou hoje conosco. .Que ele receba as bênçãos e proteção de Maria em todos os seus dias. 05/10/1215:46:02













Nenhum comentário:

Postar um comentário