sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Grito dos Excluídos movimenta semana da Pátria no Brasil


Nesta semana da pátria acontece nacionalmente a 18ª edição do Grito dos Excluídos, promovido pelo Setor de Pastoral Social da CNBB, Comissão Pastoral da Terra, Cáritas e outros movimentos e instituições.
O evento tem como tema Vida em Primeiro Lugar e lema Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!,  De caráter popular, o Grito dos Excluídos reúne milhares de pessoas, grupos, entidades e movimentos sociais para demonstrar a insatisfação com as crises e problemas que vem afetando a sociedade como drogas, falta de moradia, desemprego e violência.

Para conscientizar a população quanto ao valor da vida e do planeta, serão organizados seminários, cursos de reflexão e manifestações, a fim de discutir sobre violência contra os jovens, corrupção, implicações das obras preparativas para a Copa do Mundo e construção de barragens na região norte do país.

Segundo a Cáritas Brasileira - entidade de promoção e atuação social - os objetivos que dão essência a esta mobilização são denunciar o modelo político e econômico que concentra riqueza e renda em uma pequena parte da população, deixando milhões de pessoas excluídas; tornar público nas ruas e praças o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; e propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

“Se todos somos iguais perante a lei, o Estado deveria garantir isso”, disse dom Guilherme Antonio Werlan, presidente da comissão episcopal Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em entrevista à Agencia Brasil. “O Brasil já nasceu num Estado que serve a interesses particulares. E nós temos que mexer na estrutura deste Estado”, acrescentou.


2 comentários:

  1. Olá Edite, fiquei tão feliz e tranquilo por saber que gostou da postagem que pesquei do seu blog para o meu. Pensei que poderia achar ruim, mas dei os devidos créditos. Tinha aquela atividade sobre oração salva em meu computador e percebi que a sua postagem encaixava junto com aquela atividade para imprimir, ou seja, um completar o outro.
    Amo de paixão suas postagens principalmente as de encontros, nos dando luz para preparar nossos encontros. Um grande abraço e fica com Deus.
    Paz e luz!

    ResponderExcluir
  2. Sabe Jonathan eu gosto de partilhar o que escrevo aqui no blog. Se fosse diferente, não haveria razão para esta página existir. Eu também quando "pesco" algo interessante em blogs alheios faço questão de dar os devidos créditos e e motivo o leitor a buscar outros textos no blog citado. É uma maneira também de divulgar os blogs dos amigos. Afinal, o "sol nasceu para todos".
    Dando os devidos créditos à pessoa em questão estamos sendo humildes em assumir que todos podem apresentar textos bons que podem ser compartilhados.Não somos unidos? Então , honesto seria agir com união. Muito desagradável, quando passeando por aí na net encontramos textos nossos "copiados em toda sua essencia", como se deles fosse o autor. Não mencionam nem de longe de onde veio aquela "preciosidade" Mais um motivo para eu te admirar: sua honestidade e humildade

    ResponderExcluir