terça-feira, 10 de julho de 2012

Morre o Cardeal Dom Eugenio Sales



Dom Eugenio Sales dedicou sua vida à Igreja Católica, com 69 anos de sacerdócio. Ele era o cardeal mais antigo da Igreja.


O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugenio Sales, morreu na noite de segunda-feira (9), aos 91 anos, após sofrer um infarto em casa. Ele está sendo velado nesta terça-feira (10) na Catedral Metropolitana, onde recebe as últimas homenagens.
Eugenio de Araújo Sales nasceu no sertão do Rio Grande do Norte e começou a vida religiosa em 1931. Foi ordenado sacerdote, em Natal, em 1943, e se tornou arcebispo de Salvador e do Rio de Janeiro, onde comandou a igreja católica durante 30 anos. Era um humanista, sempre preocupado com os mais pobres e criou diversas pastorais, como a das favelas.


Na década de 70, o religioso ajudou a abrigar mais de quatro mil pessoas que eram perseguidas politicamente no Brasil e outros países da América do Sul. Ele também foi referência para perseguidos políticos durante a ditadura militar e abrigou padres, intelectuais, operários e estudantes brasileiros e estrangeiros.
Mesmo com essas atitudes, dom Eugenio era conservador e combatia as doutrinas da esquerda. O cardeal participou, em 1990, da reunião que desmontou a chamada teologia da libertação, que pretendia fazer reformas na igreja.
Junto com o amigo dom Hélder Câmara, ele criou as comunidades eclesiais de base e a campanha da fraternidade. À frente da arquidiocese do Rio de Janeiro, recebeu outro amigo: o papa João Paulo II, em 1980 e 1997. Na segunda visita, dom Eugenio coordenou o encontro mundial do papa com as famílias.

Sua renúncia foi aceita em 25 de julho de 2001, mas dom Eugenio continuou muito próximo do papa Bento XVI. Às vésperas de completar 90 anos, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro foi surpreendido por uma carta de felicitações assinada pelo papa.
Dom Eugenio foi decisivo na escolha do Rio de Janeiro como sede da Jornada Mundial da Juventude, programada para julho de 2013. Ele mandou uma carta para o papa. “Uma carta que dom Eugenio escreveu para o papa pedindo que gostaria muito que o Rio de Janeiro fosse a sede do evento. Havia outras cidades que pediam, mas a carta dele foi decisiva”, explica o padre Jorjão.
O mais antigo cardeal da igreja católica exerceu o sacerdócio por 69 anos, sagrou 22 bispos e ordenou 215 sacerdotes. Ele era conhecido como o homem do Vaticano no Brasil, foi membro de 11 congregações e era muito querido pelo povo. Era um homem de Deus que nunca teve sua fé abalada.

Fonte: g1.com/jornal hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário