sábado, 7 de julho de 2012

Dignidade e respeito aos idosos



Cliquem no link abaixo e vejam como é revoltante e covarde  a atitude do enfermeiro e da cuidadora em relação à senhora idosa de 77 anos internada num asilo em BH:.

Essas imagens foram mostradas ontem logo pela manhã num noticiário da Record.
Eu fico completamente indignada quando vejo idosos ou crianças serem covardemente agredidos.
Infelizmente ultimamente a mídia tem nos mostrado muitos casos de agressões contra idosos,.
Mas fica ainda a dever, pois sabemos que em muitos lares os velhinhos são negligenciados nos cuidados e muitos sofrem agressões verbais, pressão psicológica e até físicas dos próprios familiares .
Pessoas que assim agem são completamente desprovidas de qualquer princípio cristão.
Não amam o próximo e muito menos a si mesmas. Não tem a consciência de que um dia também chegarão à velhice e que certamente não gostariam que seus familiares o tratassem com esse descaso e brutalidade.O que provavelmente acontecerá, porque a melhor escola é a vida , e atraímos para nós aquilo que plantamos.
Há famílias que cuidam bem de seus velhos, respeitam-lhes as vontades, dão-lhe autonomia e liberdade. Outras tratam os velhinhos como empecilhos, meros objetos que só incomodam. Descuidam em providenciar os cuidados vitais ao idoso como alimentação, higiene e companhia.
Em casos da necessidade de se buscar ajuda em um asilo, esquecem-os lá. Não os visitam nunca, deixando-os abandonados à sua própria sorte.
Instituições de longa permanência devem ficar atentas ao tipo de cuidadores e quadro de enfermagem destinada ao trato com seus idosos internados. Uma instituição que prioriza o bem estar do idoso, não deveria nunca perder o contato com os familiares do internado e exigir pelo menos uma visita mensal.
Visitas regulares facilitaria a análise de todos os sinais e sintomas de possível agressividade.
Cabe ao enfermeiro destacado para o cuidado com o idoso além da parte tecnica também o bem estar psicológico e social do idoso.
Pessoal com capacitação inadequada, supervisão de enfermagem deficiente e número insuficiente de pessoal para cuidados eficientes, são algumas das causas que levam a um tratamento falho com os idosos, o que não justifica a covardia vista no vídeo.
Com certeza esses “ditos profissionais” deverão ser afastados e punidos severamente.
Tratemos com respeito e dignidade nossos idosos : pais, mães, avôs e avós que também um dia já foram jovens e dedicaram sua vida a nos amar e passar valores para que chegássemos a adultos independentes.
Sejamos realmente cristãos! Dignidade e respeito aos idosos!

"O amor e o cuidado com os idosos são sinais de como cultuamos a Deus e valorizamos a vida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário