quarta-feira, 27 de junho de 2012

Jesus está no mais pobre e necessitado

       

Objetivo : Compreender que quando fazemos algo aos mais pobres e necessitados, fazemos ao próprio Jesus.

Ambientação: Colocar um cartaz com as seguintes expressões abaixo.

A direita escrever:                                             à esquerda escrever

- ajudar                                                             não ajudar
- servir                                                              não servir
- visitar os doentes                                            não visitar doentes
- dar comida aos que tem fome                         não dar de comer a quem tem fome
- dar de beber a quem tem sede                        não dar de beber a quem tem sede
- vestir os que não roupas                                 não vestir o desprovido
- hospedar um peregrino                                   não hospedar
- visitar um prisioneiro                                       não visitar os doentes e necessitado


Entre as duas colunas colocar uma figura de Cristo

Saudação inicial
Queridas crianças: Jesus nos reune hoje novamente, nos convida a escuta-lo, a compartilhar a nossa vida e descobrir novos caminhos para que o mundo seja melhor.

Oração
Querido Jesus, hoje  aqui mais uma vez reunidos queremos dar graças por tudo o que nos tem dado e ensinado neste ano, ajudando-nos na nossa formação cristã.
Invoquemos o Espírito Santo: Vinde Espírito Santo enchei os ...........

Atividade
Pedir ao grupo que leia silenciosamente cada expressão escrita no cartaz e reflita sobre seu significado
Em breve conversa com as crianças converse sobre a rigorosidade do inverno e como as pessoas em extrema pobreza estão precisando de nossa ajuda.
Evangelho: Mt 25, 31- 46
Agora, escutemos o ensinamentos de Jesus e observemos se realmente procuramos seguir os seus ensinamentos 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’.
44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’
45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’
46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.                                         

Reflexão

- O que disse Jesus, quando Ele voltar nos fins dos tempos?

- Quem são os cabritos e as ovelhas?

- Com quem Jesus se identifica para decidir se o temos servido?

- O que aprendemos com esse evangelho?
-Como posso ajudar  alguem necessitado? (Citar exemplos de caridade: irmã Dulce, Madre Tereza, etc)


Iluminação
Jesus disse que em sua segunda vinda será como um juiz e sua maneira de julgar será a partit do amor. Se estivermos desprendidos de nossos egoísmo dando de comer, de beber, vestindo os pobre, se temos visitados os doentes e encarcerados, se temos ajudados os necessitados, se temos respeitado a vida dos indefesos, seremos benditos e gozaremos do Reino preparado desde a criação do mundo.

Caso contrário aqueles que são egoistas e que não tem partilhado com os pobres, mendigos, necessitados e mais insignificantes, aqueles que tem maltratado, fazendo mau a vida dos outros, para eles sera preparado o castigo eterno.
 
Celebração

Em silêncio, cada um reflita se está realmente seguindo os ensinamentos de Jesus. (Interiorização)
Vamos prometer  a Jesus mudar nossas atitudes egoistas.

Rezemos juntos:
Meu Jesus, dissestes Senhor que em meu caminho irei encontrar os famintos por pão, sedentos que virão a mim, enfermos, tristes e solitarios. Ensine-me Senhor a acolhê-los com amor.

R: Senhor escutai a nossa prece.

Meu Senhor, perdão porque nem sempre sigo seus ensinamentos. Muitas vezes sou egoista, intolerante e impaciente

R: Perdoai-me Senhor

Senhor obrigado por que tenho tudo quando tantos não tem nada. Obrigado porque tenho uma família, tenho onde morar, o alimento não me falta à mesa, tenho escola e acesso à saúde

R: Obrigado Senhor

Compromisso para a semana
- Copiar um versículo, ou palavra, que mais tenha te chamado atenção do Evangelho que meditamos nesse encontro .Depois poderá ser colocado  num pequeno cartaz em casa,no seu quarto ou onde achar melhor.

- Rezar todas as noites para que os cristãos sejam mais sensíveis aos sofrimentos de tantas pessoas e ajudemos de verdade a quem mais precisa de nós. 

Gesto concreto: Agora vamos todas juntas até a casa de uma senhora idosa aqui do bairro fazer a doação de um cobertor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário