domingo, 26 de fevereiro de 2012

Jesus é tentado no deserto


Homilia de hoje 26/02   Mc:1,12-15

Depois do encontro com João Batista, Jesus foi para o deserto
Longe de todas as distrações, Ele pode entrar em contato com questões que afetaram profundamente seu interior, sua maneira de pensar, querer e agir.
Também experimentou o medo, a angústia e a dúvida. Contudo Ele saiu vitorioso desse embate: assumiu publicamente sua opção pelo Reino de Deus e, com alegria e coragem, convidou outros a imitá-lo.
Em nossa vida também vivemos momentos angustiantes, de profundas mudanças e de sincers dúvidas.
Como Jesus, que tenhamos a sabedoria de crescer e viver sem perder de vista o Reino de Deus e a sua justiça.
Assim conquistaremos a verdadeira maturidade na fé.

Pe. Marcos Ramalho
Limeira, SP


As 3 tentações de Jesus e seu significado

Jesus permaneceu por 40 dias no deserto, onde foi tentado por 3 vezes.
Segundo narra o evangelho, o diabo tentou fascinar Jesus com promessas de bens terrenos.
1ª tentação- Quando Jesus sentiu fome, o demônio disse:”Se tu és o Filho de Deus mande que esta pedra se torne pão”
Ao que Jesus respondeu:” Nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus”. Mt 4, 3-4
Jesus demonstra que todos nós temos necessidades que só podem ser satisfeitas a partir de uma vivência espiritual. “Não só de pão vive o homem”.
Jesus nos ensina que é preciso também buscar o Alimento espiritual. Não apenas a matéria. O desafio era para que Jesus se mostrasse orgulhoso de seu poder. Mas conseguiu sair vitorioso desse embate.
2ª tentação: Se tu és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo... Deus ordenará a seus anjos que te guardem com cuidado... Eles te levarão nas mãos para que não tropeces em nenhuma pedra”
Ao que Jesus respondeu:”Não tente o Senhor teu Deus Mt 4: 5-7
Deus protege aqueles que trilham um caminho correto. Devemos confiar e nos entregar a Deus sem duvidar em momento algum de sua misericórdia de Pai.
Saltar do alto significaria poder, desafio à vontade de Deus. E Jesus não veio para demonstrar esse tipo de poder falível. Seu poder vinha do Alto. Seu caminho era revelar que todo esse poder é ilusão.
Constantemente somos tentados por falsos poderes. Egoísmo, vaidades, ambição desmedida, sede de poder conferidos por aquisição demasiada de bens ou por cargos superiores que subjuga o próximo...
Vigiai e orai “ para não cairdes em tentação.

3ª tentação:O demônio tenta fascinar Jesus com a proposta de poder.
Uma forma de levar o homem a ser aproveitador e dominador. Jesus nos ensina que devemos servir e ajudar, que assim seremos mais justos e mais felizescomo também teremos maior realização interior.
Eu te darei todo poder e riqueza destes reinos,se prostrando-te diante de mim, me adorares”
Jesus respondeu:”Para trás, satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus e somente a Ele servirás” Mt: 4,8-10.

Em seguida , o demônio o deixou e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.

Jesus saiu vitorioso no embate contra o demônio. E esta vitória foi dada a nós.



Um comentário:

  1. Se JESUS semeou amor em todas as terras e paragens,devemos seguir seu exemplo, como você faz agora com seu louvável blog.Semear sempre, mesmo em terras áridas.Beijo terno.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir