quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cura de um leproso. (Mc 1, 40-45)


 "Se queres, podes limpar-me"


Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: “Se queres, podes limpar-me”. Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: “Eu quero, sê curado”. 1, 40-41

O evangelho de hoje traz para nós uma mensagem importante para nossos dias: a importância do despertar da “consciência” de que somos frágeis seres humanos passíveis de pecado, de todo mal físico e espiritual. Mas podemos ser “curados” pela bondade e misericórdia de Jesus.
Na época de Jesus, o leproso pertencia a uma classe excluída da sociedade. Eram considerados impuros. E, tocar o impuro significava também tornar-se impuro.
Mas Jesus não hesitou. Vendo a humildade do homem aliada à sua “consciência” de que realmente Ele era sua última esperança, estendeu a mão num gesto de compaixão: “Eu quero, sê curado” 1, 41, disse-lhe Jesus
Um gesto que mostra sua misericórdia infinita. Uma misericórdia que ultrapassa qualquer preconceito.
Jesus veio para curar a todos, sem exceção de raça ou classe social.
Ele está pronto a dizer a cada um de nós: “Eu quero, sê curado”, desde que o busquemos com a consciência de nossa fragilidade e o desejo sincero de cura e transformação que só Ele pode fazer.
“Vê que não o digas a ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho” (44)
Mas, quando temos Jesus conosco, quando somos testemunhas das maravilhas que Ele opera, desperta em nós a missionaridade. Queremos que todos o conheçam.
Assim como aconteceu com o leproso. Não soube guardar para si a maravilha daquela cura milagrosa operada por Jesus. “Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade”.(45)
Busquemos a Jesus em qualquer situação. Não deixemos que sentimentos negativos como orgulho, intolerância e as vaidades mundanas se interponham entre nós e Ele causando inimizade.
Tomemos a consciência da necessidade de tê-Lo sempre fazendo parte de nossas vidas.
E depois vamos correndo levar a todos as maravilhas operadas. Seja através de ações práticas, espiritualidade perseverante como também através de nossas  atitudes no cotidiano.

2 comentários:

  1. Olá Amada de Deus!Parabéns pelo blog é muito lindo seu cantinho!Faça uma visitinha no meu!Beijo no core Paty♥

    ResponderExcluir
  2. Acabei de conhecer seu cantinho e é muito legal e útil, se tiver um tempinho passe no meu para me visitar adoraria receber sua visita.
    Já estou te seguindo.
    amiguinhosdoceu-mi.blogspot.com
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir